13, Dezembro 2023
O que têm em comum uma lata de atum e um frasco de feijão?
Aparentemente, são apenas uma combinação simples para uma refeição rápida, mas haverá algo mais a unir estes dois produtos? Gostos à parte, é de embalagens que falamos e as de alumínio e de vidro têm muito em comum!
Aparentemente, são apenas uma combinação simples para uma refeição rápida, mas haverá algo mais a unir estes dois produtos? Gostos à parte, é de embalagens que falamos e as de alumínio e de vidro têm muito em comum!
De uma lata de atum a uma bicicleta
As latas de conserva dos diversos alimentos, depois de utilizadas devem ser colocadas no ecoponto amarelo.
Estas embalagens são levadas para recicladores, cortadas em pequenos fragmentos e colocadas no forno para fundição. Uma vez líquido, o alumínio é transformado em lingotes ou chapa e é vendido para produzir novos produtos.
Pode ser transformado numa vasta diversidade de objetos, de que são exemplo, novas latas, peças automóveis, as bicicletas e até as caixilharias de janelas ou portas.
De um frasco de feijão a uma garrafa de água com gás
O vidro das embalagens consegue criar um ciclo praticamente infinito de utilização. Para isso, é necessário colocar garrafas, frascos e boiões de vidro no ecoponto verde.
Depois do ecoponto, estas seguem para empresas que tratam o vidro. Nestas instalações, o vidro passa por vários processos de triagem de impurezas e de outros materiais. Passa ainda por lavagens e secagens para ser utilizado novamente para produzir garrafas, frascos e boiões.
Pontos em comum entre o vidro e o alumínio:
Afinal, quais são as semelhanças entre estes materiais?
- Da reciclagem de uma garrafa de vidro pode criar-se uma nova garrafa de vidro reciclável;
- Da reciclagem de uma lata de refrigerante de alumínio pode criar-se uma nova lata de refrigerante de alumínio reciclável;
- O vidro pode ser reciclado vezes sem conta, sem perder propriedades;
- O alumínio pode ser reciclado vezes sem conta, sem perder propriedades;
As infinitas possibilidades que podem ser dadas a estes materiais só são possíveis se as embalagens, neste caso de vidro e alumínio, forem colocadas nos ecopontos certos.
Para que não se esqueça de tudo o que é feito com estes materiais e que pode seguir para reciclagem, deixamos-lhe duas listas
Embalagens que devem ir para o ecoponto verde:
- Garrafas de água, sumos, licores, vinhos, etc.;
- Frascos de conservas e de perfumes;
- Boiões de doces, geleias, de cremes;
Embalagens de alumínio que devem ir para o ecoponto amarelo:
- Latas de conserva, de leguminosas ou peixe;
- Bandejas de alumínio (muito usadas nos serviços de takeaway);
- Boiões de creme em embalagens de alumínio;
- Embalagens de spray, como lacas ou desodorizantes;
Agora que já conhece o potencial destes materiais, não deixe que nenhuma embalagem escape aos ecopontos. Há muitas vantagens em reciclar, além de alumínio e vidro, plásticos, pacotes de bebidas, papéis e cartão, por isso, recicle sempre.