Em época de constipações, gripes e outras doenças há muitos comprimidos e xaropes em casa. Mas o que fazer com eles quando as caixas estiverem vazias ou a validade terminar? Veja aqui como descartar corretamente os medicamente, as suas embalagens e os resíduos da farmácia.

Embalagens de medicamentos

Quando os medicamentos acabam sobram sempre as embalagens, tanto a caixa como o blíster e até a bula. Estes resíduos, por serem de farmácia, não devem ser colocados nos ecopontos.

As caixas vazias devem ser levadas até à farmácia mais perto.

O mesmo acontece com os frascos dos xaropes e as respetivas colheres de plástico. Vazios ou ainda com uma pequena porção, devem ser devolvidos à farmácia e não colocados no ecoponto.

Medicamentos fora do prazo

Os comprimidos ou restos de xarope não podem ser descartados no lixo comum, muito menos na rede de esgoto. Sempre que tiver medicamentos vencidos ou que já não vai utilizar novamente, entregue na farmácia ou parafarmácia mais próxima.

Ao entregá-los está a evitar a contaminação de solos e águas. Os medicamentos e os seus constituintes, particularmente as substâncias ativas utilizadas na produção, são nefastos ao ambiente. Por isso, nunca os deposite no lixo comum ou nos esgotos.

Medicamentos veterinários

Sejam sprays, comprimidos e xaropes vencidos ou apenas caixas terminadas, também estes resíduos e estas embalagens devem ser entregues nas farmácias.

Porquê entregar na farmácia e não colocar no ecoponto?

A empresa responsável pela gestão deste tipo de resíduos é a VALORMED, que tem pontos de recolha em farmácias e parafarmácias de todo o país.

Ao entregar na farmácia as embalagens e/ou os medicamentos que já não vai utilizar está a garantir que estes resíduos serão enviados para reciclagem, após separação e classificação.

Descarte os seus resíduos com o menor impacto para o ambiente possível. Reveja aqui tudo o que pode reciclar. Se estiver à procura do local mais perto de si para entregar os seus resíduos, utilize a WasteApp.