Reciclar e separar corretamente os resíduos de embalagem é essencial para garantir que os materiais tenham uma nova vida. As latas de alumínio, tal como outras embalagens metálicas, devem ser sempre colocadas no ecoponto amarelo, juntamente com os plásticos e os pacotes de bebidas.​

Quais as embalagens que contêm alumínio?

Embalagens como latas de refrigerantes, latas de conserva, tampas grandes de frascos de vidro, bandejas de alumínio (de take away, por exemplo), caricas, pequenas latas de tinta e embalagens de spray (lacas ou desodorizantes) são objetos de uso comum que, após a sua utilização, devem seguir para o ecoponto adequado — neste caso, o amarelo. 

Qual a importância de reciclar alumínio?

O alumínio é um material 100% reciclável, podendo ser reaproveitado inúmeras vezes sem perder qualidade. A sua reciclagem reduz significativamente o consumo de recursos naturais e de energia.

A produção de alumínio virgem exige uma grande utilização de recursos. Para produzir alumínio pela primeira vez é necessário extrair o minério, denominado de bauxita, que é posteriormente refinado. Todo este processo exige o uso de grandes quantidades de água e de energia e, para produzir uma tonelada de novas latas de alumínio, são necessárias cinco toneladas de bauxita.

Assim, a sua reciclagem evita a extração e o uso excessivo de recursos e energia.​ A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia gasta na sua produção virgem. Além disso, evita a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono. Segundo a Associação Portuguesa do Alumínio (APAL), fabricar um quilo de alumínio virgem emite cerca de 17 quilos de dióxido de carbono, enquanto a produção do mesmo quilo a partir de material reciclado emite apenas meio quilo.​

Ao reciclar uma tonelada de alumínio, evitamos a extração de cinco toneladas de bauxita e contribuímos de forma direta para a redução da pegada ecológica. ​

A versatilidade do alumínio

O alumínio está presente em quase tudo: desde panelas a janelas; nos aviões, comboios, automóveis e bicicletas; na tecnologia, em telemóveis e computadores; em produtos de decoração, mobília, bijuteria, embalagens e muito mais!

Ao reciclar este material permitimos que este se transforme e continue num ciclo sustentável. A reciclagem de alumínio é um compromisso com o futuro. Assuma o seu!