7, Dezembro 2022
Quantos R cabem no seu Natal?
Reduzir, reutilizar, reciclar. Algum destes conceitos entram na sua quadra natalícia? E se lhe dissermos que ainda há mais R que podem fazer parte da lista de ingredientes para um Natal mais sustentável? Mas, a receita é simples e a RECICLA explica-lhe o passo a passo.
Reduzir, reutilizar, reciclar. Algum destes conceitos entram na sua quadra natalícia? E se lhe dissermos que ainda há mais R que podem fazer parte da lista de ingredientes para um Natal mais sustentável? Mas, a receita é simples e a RECICLA explica-lhe o passo a passo.
Repensar o Natal
O primeiro passo para tornar o Natal mais amigo do ambiente é utilizar o R de Repensar. Reflita se, este ano, não há pequenas mudanças que possa implementar para que as festas lá de casa tenham menor impacto.
Por exemplo, será necessária tanta comida? Presentes sem utilidade? Decorações novas? Antes de adquirir novos produtos, pare e (Re)pense no que lhe faz mesmo falta. Isso poderá ajudá-lo a fazer as escolhas mais acertadas. Repensar conduz a um outro R, que é essencial para tornar esta quadra ainda mais verde: Reduzir. Opte por dizer não a alguns excessos. Reduza na quantidade de luzes que tem acesas nas divisões onde não está ninguém e na quantidade de água a correr para lavar loiça enquanto se confecionam as receitas de Natal.
Natal é também tempo de Reutilizar e Reciclar
Outra forma de reduzir novas aquisições é utilizando o R de Reparação. Ao reparamos objetos ou roupas estamos também a dar uso aos R de Renovar e de Reutilizar, ou, como se costuma dizer fazer upcycling. Já ouviu falar deste conceito? No funco consiste em colocar as habilidades para trabalhos manuais à prova. Por exemplo para criar novas decorações através de coisas antigas que iriam ser descartadas e, assim, aumentar-lhes o tempo de vida. Um familiar tem uma camisola rasgada? Ofereça-se para a remendar e acrescente-lhe um toque personalizado.
O ingrediente que se segue à reutilização é o R de Reciclagem. No que toca a resíduos de embalagens, não há melhor forma de lhes dar um destino mais sustentável. Neste Natal não deixe que nenhuma embalagem escape ao seu ecoponto.
Seja papel de embrulho, embalagens de ovos, pacotes de farinha ou de açúcar todos têm lugar no ecoponto azul. Já os pacotes de leite, de natas, as latas do leite condensado ou as garrafas de sumo vão para o ecoponto amarelo. Para o ecoponto verde devem ser encaminhadas garrafas de vinho, frascos de doce e de maionese, mesmo que sujos.
Depois de tudo enviado para reciclagem, a economia circular começa a dar a volta e depende de todos dar-lhe seguimento. Como? Simples, através do R de Reintegrar. Isto é, sempre que possível, escolha produtos feitos de materiais reciclados. Neste Natal aposte na economia circular. Leve as suas embalagens até ao ecoponto e faça escolhas mais sustentáveis ao optar por produtos à base de materiais reciclados.