Os envelopes de papel possuem um retângulo de plástico, os sacos do pão do supermercado também. Quando os frascos de vidro têm tampa ou carica o que devemos fazer? São várias as embalagens constituídas por mais do que um componente, mas como se deve proceder em cada caso? A RECICLA explica-lhe tudo, para que não sobrem dúvidas na hora de reciclar!  

Papel e plástico na mesma embalagem?

Os envelopes das cartas por vezes ainda são constituídos por uma pequena janela plástica. Na altura de descartar estes envelopes, o processo mais correto será separar o plástico para o ecoponto amarelo e o restante papel para o azul.

O mesmo acontece com os sacos da padaria dos supermercados, que muitas vezes possuem uma película plástica à frente, mas são, na sua maioria, feitos de papel. Nestes casos, a forma mais correta de os descartar é também separar ambos os componentes, cada um para o ecoponto correspondente.

Esta regra aplica-se ainda aos envelopes almofadados, os pequenos pacotes de conteúdo frágil das encomendas, que, embora de cartão por fora, por dentro são revistados com plástico e ar para que o conteúdo não se danifique no transporte.

E as embalagens de Take Away?

Quando falamos em embalagens de Take Away, há restaurantes que utilizam as de alumínio e outros estabelecimentos que utilizam apenas caixas plásticas. No caso das bandejas de alumínio estas por norma são tapadas com tampas de cartão.

As embalagens de Take Away totalmente de plástico podem e devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Quando se trata de bandejas de alumínio, o seu destino, depois de escorrido o excesso de gordura, é também o ecoponto amarelo. A tampa de cartão, se não possuir restos de comida agregada deve ser colocada no ecoponto azul.

Embalagens com mais do que um componente que vão para um só ecoponto

A regra de separar os diferentes componentes das embalagens para os ecopontos correspondentes, não se aplica aos rótulos.

Por exemplo, as latas de metal com rótulo em cartão, como as de chocolate em pó, devem seguir na íntegra para o ecoponto amarelo.

Quando as garrafas ou frascos de vidro possuem tampas demasiado pequenas, inferiores a 5 cm, como é o caso das caricas, estas também devem ser colocadas juntamente com a embalagem no ecoponto verde.

Embalagens com dois componentes que se separam

No caso dos maços de tabaco, das caixas de cereais e de bolachas, cujo conteúdo se encontra dentro de uma segunda embalagem plástica, a regra é colocar cada tipo de resíduo no seu ecoponto correspondente.  Isto é o que é de cartão no ecoponto azul e o que é de plástico no ecoponto amarelo.

Os boiões e frascos de vidro que possuem tampas largas, superiores a 5 cm de diâmetro, como por exemplo os frascos de café solúvel, também se separam. Ou seja, o frasco de vidro segue para o ecoponto verde e a tampa, regra geral de metal, segue para o ecoponto amarelo.  

Como separar corretamente?

Demasiadas regras para decorar? Nada disso! Os rótulos das embalagens ajudam sempre a perceber qual a melhor forma de as descartar. Se não encontrar essa informação, pode consultar a linha Ponto Verde, através do 210 102 480 ou colocar as suas dúvidas através do email info@pontoverde.pt .

No entretanto, a RECICLA e as redes sociais da Sociedade Ponto Verde mantém-no a par de todas as novidades sobre o mundo da reciclagem.