Aquele copo de iogurte mal acabado, aquela garrafa de azeite com um vestígio no fundo, ou mesmo o boião do doce vazio, têm mesmo de ser lavadas antes de ir para o ecoponto? A RECICLA deixa-lhe três razões para não meter água na reciclagem das embalagens.

A Resposta certa

À pergunta “é preciso lavar as embalagens?” a resposta certa é não. Não é necessário lavar as embalagens. Confira em três pontos o porquê:

1. A água é um bem escasso

Apesar de cerca de 70% o planeta ser composto por água, apenas 2,5% é doce, isto é, própria para consumo.

O “stress” hídrico é uma realidade em diversos países do mundo e as situações de seca são também cada vez mais abundantes em Portugal. Por tudo isto, poupar água é indispensável.

Assim, não é pedido aos consumidores que lavem as suas embalagens antes de as colocarem nos ecopontos.

2. As embalagens são lavadas depois

Porque não é preciso lavar as embalagens?

Porque esse processo é realizado mais à frente. Depois de recolhidas e triadas pelos SGRU, os resíduos seguem para empresas recicladoras. Nestas fábricas de transformação as embalagens são submetidas a vários processos, entre eles a lavagem.

Ao lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto está apenas a gastar recursos pois, as suas embalagens, juntamente com as restantes serão lavadas antes de serem transformadas em nova matéria prima.

3. A reciclagem fica ainda mais fácil

Não sendo necessário lavar as embalagens, a reciclagem torna-se ainda mais fácil, simples e rápida.

Depois de utilizadas as embalagens, basta esvaziar e colocar no respetivo ecoponto. No caso das de plástico, o ideal será também espalmá-las de forma longitudinal para que se possa depositar maior quantidade nos ecopontos antes da recolha.

Separar as embalagens é fácil e simples. Confira se não comete mais nenhum pecado da reciclagem e sempre que tiver dúvidas, envie um WhatsApp ao Gervásio, o master da reciclagem. Pode ainda contactar a linha de apoio Ponto Verde através do 210 102 480 ou enviar um email para info@pontoverde.pt.