O Natal está à porta e ainda tem muito para fazer e planear? Este ano há mais um ingrediente que não pode mesmo faltar: a reciclagem! E se está a pensar em como vai ter tempo para mais esta tarefa, a RECICLA dá-lhe uma ajuda e acompanha-o num passo a passo de tudo o que vai para o ecoponto. Neste Natal, nenhuma embalagem escapa!

Na preparação do jantar de Natal

A sua família é das que não dispensa o bacalhau na noite de Natal? E como costuma comprá-lo? Inteiro para demolhar? Se vier embrulhado em papel, como está seco e não estraga a embalagem, depois de tratar da refeição pode enviar o invólucro para o ecoponto azul. Se tem o hábito de comprar bacalhau às postas ou em lombos congelados, não se esqueça de colocar a embalagem de plástico no ecoponto amarelo.

É mais fã de peru? A regra é semelhante: se o costuma comprar inteiro e fazê-lo todo para a família não coloque o saco no lixo indiferenciado, deposite-o no ecoponto amarelo.

Há ainda quem prefira o polvo para a consoada e, por isso, deixamos também uma dica sustentável. Quer compre numa embalagem rígida ou maleável, mais ou menos transparente, o plástico que o envolve deve seguir para a reciclagem, mais precisamente para o ecoponto amarelo.

Caso os alimentos sejam embalados em bandejas de esferovite, lembre-se de que estas, mesmo estando sujas, também têm lugar no ecoponto amarelo.

A fazer os doces para a sobremesa?

Seja para o arroz-doce, para a mousse, para os sonhos, rabanadas ou outras delícias tradicionais, não se esqueça: o pacote do leite vai para junto das restantes embalagens de plástico e metal e não para ecoponto azul. O que é sinónimo de ecoponto amarelo.

Se usar ovos, já sabe: a caixa deve ir para o ecoponto azul.

Quanto ao pacote de farinha e ao do açúcar, o lugar de ambos, depois de vazios, é no ecoponto azul.

Com a azáfama partiu uma tigela ou um copo? Atenção que não podem ir para o ecoponto verde, deve colocar no lixo comum. Leia aqui porquê.

Embrulhos e laçarotes

Sabia que pode colocar o papel de embrulho no ecoponto azul? Seja papel rasgado ou amachucado, pode colocá-lo na reciclagem com as restantes embalagens. Mas atenção! Se o papel de embrulho for plastificado, contiver película autocolante ou brilhantes, deve depositar no lixo comum! No caso dos laços, pode guardá-los e “reciclá-los” para o próximo ano.

No caso dos sacos de papel a regra é a mesma: pode colocá-los junto com os restantes papéis e cartões para a reciclagem, mas, se os puder utilizar ainda uma segunda vez, melhor.

Dúvidas é com o Gervásio

Há, claro, muitas situações que podem não parecer tão simples de solucionar. E, se tiver dúvidas, pode sempre colocá-las através do WhatsApp do influenciador da reciclagem, o Gervásio. Pode esclarecer todas as suas questões de última hora através do número 914 619 286. Basta enviar uma mensagem.  Pode ainda enviar um email para o info@pontoverde.pt ou ligar para 21 0102480.

Este Natal, onde quer que esteja, recicle sempre.