As escolas a reabrirem é sinónimo de organizar materiais para os mais pequenos. Se quer que setembro signifique um regresso eficiente e sustentável, trazemos-lhe algumas opções, onde pode seguir os nossos conhecidos 3 R’s.

Reduzir

As listas de pedidos de materiais podem ser infindáveis e é no peso das mochilas que se refletem estas exigências.

Antes de ir a correr comprar tudo o que lhe parece necessário, analise o que é mesmo indispensável, reduza a lista ao essencial e se eventualmente for mesmo preciso, compre mais à frente no tempo, quem sabe apanha uma boa promoção?

Planeie as deslocações até à escola. Um bom plano de redução do impacto ambiental também passa pela mobilidade. Já pode ir sozinho de bicicleta? Alguém por perto que possa intercalar boleias? O autocarro pode ser uma opção?

E a pé? Uma caminhada matinal ajuda a despertar e a aumentar a energia.

Reutilizar

Cadernos, livros, roupas dos irmãos mais velhos, material que sobrou…tudo o que ainda não chegou ao seu fim ou está inutilizado, merece mesmo uma mais prolongada vida útil.

Se é do seu lado que tem material a mais e já não pretende usar, doe a quem mais possa precisar ou aproveite as inúmeras aplicações de vendas e trocas.

A última opção é mesmo ir parar ao lixo comum.

Reciclar

Os lanches que envia para a escola, as folhas de papel usadas são materiais que podem e devem ir parar ao ecoponto. Do pacotinho de leite ou sumo, à saqueta das bolachas, tudo merece uma nova oportunidade se colocado no ecoponto.

Dos materiais, saiba que o tubo de cola vazio segue para o ecoponto amarelo, mas pincéis, tesouras ou réguas, seguem para o lixo comum

E se precisa ver para crer que o ciclo da reciclagem funciona mesmo, conheça os vários materiais que já pode adquirir feitos a partir de material reciclado:

  • As mochilas da Scout já foram a garrafa que o pequeno lá de casa bebeu um dia no recreio. A partir do plástico PET, é possível criar fio poliéster.
  • Para produzir uma mochila são utilizadas 24 garrafas de plástico, poupando no processo 4,9 litros de água e evitando o envio de 3,4 quilos de dióxido de carbono para a atmosfera. A Ambar utiliza papel reciclado em muitos dos seus cadernos e dossiers, mas também os há com capas feitas a partir de algodão reciclado.

Folhas, cartolinas e cadernos têm muitas opções disponíveis em reciclado e é só pensar que podem ter sido a caixa de sapatos que comprou o outono passado.

Regresse à rotina da forma mais sustentável e lembre-se: onde quer que esteja recicle sempre as suas embalagens.