Já sabemos que não precisamos de lavar as embalagens antes de as colocar nos ecopontos, mas, será que devemos espalmá-las? Sim, a melhor forma de descartar embalagens é escorrendo-as, quando necessário, e espalmá-las.

Mas, será assim tão importante este gesto antes de separar as embalagens? Na verdade, todos beneficiamos quando o fazemos, desde logo em casa. Ao espalmar as embalagens está a poupar espaço no seu contentor doméstico, por isso, cabem mais embalagens e não precisa de se deslocar tantas vezes ao ecoponto da sua rua.

O mesmo acontece fora de casa. Ao colocar as embalagens desta forma nos ecopontos está a permitir rentabilizar mais a capacidade do contentor e que, de uma só vez, sejam transportadas maiores quantidades de resíduos. Assim, estamos não só a poupar as deslocações das carrinhas que asseguram o seu transporte para os centros de triagem, como também o ambiente, causando menos poluição.

Devemos, por isso, retirar o ar, de forma a reduzir o volume às nossas embalagens.

Mas, haverá uma forma melhor para espalmar?
Na verdade, não existe uma forma errada de as espalmar. No entanto, existe uma maneira preferencial. As garrafas e as latas de bebidas (que não sejam de vidro, claro!) devem ser espalmadas longitudinalmente, isto é, não devem ser reduzidas do gargalo para a base, nem o seu contrário, mas sim sobre o comprido. O objetivo é diminuir o volume que ocupam, retirando-lhes o ar, mas sem comprometer a sua deteção no processo de triagem e tratamento, situação que pode acontecer se ficarem demasiado pequenas.

A regra aplica-se a todas?
Há, de facto, algumas exceções. As embalagens de vidro são impossíveis de espalmar (e não se recomenda que sejam quebradas), as embalagens de detergente líquido ou amaciador de roupa podem ser mais difíceis de espalmar, mas sempre que seja possível retirar o máximo de ar estará sempre a adicionar qualidade à sua reciclagem!

Para que não sobrem dúvidas, a iconografia da Sociedade Ponto Verde recorda, em cada embalagem, o procedimento mais adequado. Procure pelas instruções no rótulo e não se esqueça: se tiver tampa, depois de espalmada, volte a colocá-la.

Faça parte da solução, recicle sempre.