Depois de termos dito adeus a alguns plásticos de uso único, há outros que continuam a ser utilizados, mas, para que não se esqueça da pegada ambiental deste tipo de embalagens, há uma nova imagem que vale a pena conhecer.

Falamos deste símbolo que está sobretudo presente nos copos de bebidas quentes e frias:

símbolo plástico no produto

Para isso a RECICLA conversou com o diretor técnico da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP), Nuno Aguiar para ficar a saber mais sobre este ícone.

Onde podemos encontrar o ícone “plástico no produto”?

Além de, como referimos, estar presente em copos descartáveis para bebidas quentes e frias, o diretor técnico da APIP enumera ainda mais alguns produtos:

  • “Pensos, tampões higiénicos e tampões com aplicador”;
  • “Toalhetes húmidos, ou seja, toalhetes pré-humedecidos para higiene pessoal e para uso doméstico”;
  • “Produtos do tabaco com filtros e filtros comercializados para uso em combinação com produtos do tabaco”;
símbolo plástico no produto

No que respeita aos copos, este símbolo deve estar num lugar bem visível, mas afastado da boca do consumidor. Assim se explica a escolha das cores: o vermelho vivo e o azul marinho. Os restantes elementos visuais falam por si.

Porque é que o ícone se encontra nestes produtos?

Este símbolo resulta da legislação europeia sobre os produtos de plástico de uso único. Segundo Nuno Aguiar, o objetivo é evitar que sejam descartados incorretamente pelo consumidor e alertar para o impacto negativo sobre o ambiente desse gesto.

Qual o significado da imagem “plástico no produto”?

Alertar para o perigo ambiental que estes produtos podem representar quando descartados incorretamente é o objetivo principal. Por isso, a imagem divide-se em dois.

símbolo plástico no produto

Por um lado, a vermelho, como sinal de proibição, pode ver-se uma mão a descartar o produto. Por outro, a azul, no ambiente marinho, observa-se uma tartaruga a morrer e resíduos à tona da água.

A mensagem é simples: ao deixar este tipo de produtos abandonados ou ao despejá-los pela sanita está a contribuir para a poluição da água e, simultaneamente, para a degradação da vida marinha.

Agora já sabe, sempre que vir este símbolo em algum produto não se esqueça de o descartar corretamente, isto é, no lixo comum.