16, Abril 2025
Todas as embalagens que não se pode esquecer de reciclar nesta Páscoa
A Páscoa é tempo de celebração, partilha… e também de um aumento significativo de resíduos! Das embalagens das guloseimas às embalagens que acondicionam os produtos das refeições, dos presentes às decorações. Há muitos resíduos de embalagem que podem — e devem — ser reciclados.
A Páscoa é tempo de celebração, partilha… e também de um aumento significativo de resíduos! Das embalagens das guloseimas às embalagens que acondicionam os produtos das refeições, dos presentes às decorações. Há muitos resíduos de embalagem que podem — e devem — ser reciclados.
Para que a Páscoa seja mais sustentável, saiba o que não pode mesmo esquecer-se de separar e colocar no ecoponto certo.
Embalagens de ovos de chocolate
Dos mais simples aos mais elaborados, os ovos de Páscoa vêm quase sempre muito bem embrulhados. E isso significa… vários tipos de resíduos.
- Invólucros de alumínio ou “papel prata” que envolvem os ovos devem ser colocados no ecoponto amarelo.
- Plásticos que protegem as surpresas ou que fazem parte da embalagem exterior (como laços e moldes transparentes) também devem ir para o amarelo.
Caixas e frascos de amêndoas
As tradicionais amêndoas, sejam elas de chocolate, açúcar ou licor, também têm embalagens variadas:
- Caixas de plástico: no ecoponto amarelo.
- Caixas de cartão com janelas plásticas: a forma mais correta de os descartar é separar ambos os componentes, cada um para o ecoponto correspondente. Cartão para o ecoponto azul, plástico para o ecoponto amarelo.
- Boiões de vidro: neste caso, o frasco segue para o ecoponto verde, mas é importante observar o tamanho das tampas! Quando estas têm 5 centímetros ou menos de diâmetro devem ser agregadas à embalagem e são depositadas no mesmo ecoponto. Tampas com um diâmetro superior a 5 centímetros, seja metal ou plástico, devem ir para um ecoponto diferente do frasco, o amarelo.
Embalagens de doces e refeições
É difícil resistir a um bom folar ou pão de ló, às típicas delícias caseiras e também às especialidades de alguns estabelecimentos que muitas vezes são transportadas e acondicionadas em embalagens.
- Caixas e bases de cartão: no ecoponto azul.
- Filmes plásticos ou celofane: no ecoponto amarelo.
- Fitas ou adereços decorativos em plástico ou metalizado: no ecoponto amarelo, desde que não sejam compostos por vários materiais que não se separam facilmente — nesse caso, lixo indiferenciado.
- O pacote da farinha e do açúcar devem ser depositados no ecoponto azul, assim como a caixa de ovos. Quando a garrafa do óleo acabar, mesmo ainda com alguma gordura, deve ir para o ecoponto amarelo. Latas de fruta, de fermento, de leite condensado, ou pacotes de natas também devem seguir o mesmo destino, depois de devidamente esvaziados.
- Embalagens de take away: se forem totalmente de plástico devem ser colocadas no ecoponto amarelo. As bandejas de alumínio, depois de escorrido o excesso de gordura, vão também para o ecoponto amarelo. A tampa de cartão deve ser colocada no ecoponto azul, se estiver livre de resíduos.
Separar as embalagens é simples, rápido e faz a diferença. Nesta Páscoa, faça a festa… mas faça também parte da solução!