É daquelas pessoas que tem muitas desculpas para não fazer a reciclagem? Mostramos-lhe em três simples passos aquilo que precisa saber para começar ainda hoje a fazer a separação das embalagens.

1.º Organizar o ecoponto é importante

“Separar as embalagens por material” pode parecer que dá trabalho acrescido, mas esta tarefa vai ajudá-lo no momento de colocar as embalagens nos respetivos ecopontos. Basta ter três espaços distintos, um para o plástico e metal e pacotes de bebidas, outro para o vidro e um terceiro para o papel e cartão. Com cada embalagem espalmada e escorrida arrumada no seu espaço, quando chegar ao ecoponto de rua é só despejar cada conjunto de embalagens no sítio respetivo.

Mas, se preferir colocar tudo num só saco/recipiente, também pode fazer a separação quando chega ao ecoponto.

2.º Os ingredientes para a reciclagem perfeita: espaço, sacos e embalagens

Só precisa de juntar três ingredientes para fazer a receita da reciclagem. Primeiro tem de encontrar o local ideal. Pode ser um cantinho na cozinha, na varanda, ou noutro local que considere adequado, e aí só precisa de espaço para colocar o pack de ecobags à venda na loja do Zoo ou um ecoponto doméstico.

Por falar nisso, esse é o segundo ingrediente essencial. Já tem um ecoponto doméstico? Não precisa de ser perfeito, nem de ser um verdadeiro caixote do lixo com separadores. Há mil e uma formas de organizar as suas embalagens usadas, veja aqui as nossas sugestões.

Por fim, basta colocar as suas embalagens em fim de vida no respetivo local. Para isso é preciso saber as regras de separação, prometemos que não são muitas, mas, para ser mais fácil, recomendamos que leia aqui, imprima e coloque perto do ecoponto aí de casa. Se tiver mais dúvidas pode sempre consultar as redes sociais da Sociedade Ponto Verde ou mesmo instalar a wasteapp.

3.º Saber onde está o ecoponto mais próximo

Agora que já só falta levar as embalagens até ao sítio certo é preciso saber onde este se encontra. Existem mais de 50 mil ecopontos e por isso terá um por perto certamente. Pode ainda consultar o Sistema de Gestão de Resíduos da sua zona para ajudá-lo a identificar onde se encontram os vários ecopontos locais ou até se reside numa zona onde existe recolha porta a porta.

Agora que criou um novo hábito, não vai querer guardá-lo só para si. Ensine aos outros as regras da separação e ajude a casa toda a reciclar. Seja num almoço de família ou numa reunião de amigos, não há desculpas para deixar escapar qualquer embalagem.