O mês de junho chegou e, com ele, o cheiro a sardinha assada, os manjericos, a música, as fitas coloridas e a alegria contagiante dos Santos Populares. Em Lisboa, já se respira festa em cada esquina e os bairros – Alfama, Graça, Bica ou Mouraria enchem-se de vida, música e boa disposição.

Mas enquanto os bairros ganham cor, não podemos esquecer o impacto ambiental destas celebrações. Entre copos de plástico e pratos descartáveis, latas, garrafas e embalagens de comida, a quantidade de resíduos de embalagens nesta época é enorme. E infelizmente, muitos acabam no chão. 

A diversão também pode, e deve, ser amiga do ambiente! Como? Através de alguns passos simples: 

  • Leva bebidas de casa? Se forem de vidro, coloque no ecoponto verde, se forem de plástico, segue para o ecoponto amarelo;
  • As bifanas ou sardinhas vêm numa embalagem de cartão? O destino passa pelo ecoponto azul.

Os ecopontos estão por toda a cidade, use-os! E caso não encontre um por perto, guarde os seus resíduos de embalagens até conseguir colocá-los no sítio certo. Além de ajudar o planeta, estamos a contribuir para um arraial mais limpo e a tornar os Santos Populares numa experiência mais agradável para todos.

Pequenos gestos, grandes mudanças

A reciclagem de embalagens é uma responsabilidade de todos, especialmente em momentos em que o consumo aumenta. Se cada um fizer a sua parte, conseguimos transformar os Santos Populares numa celebração mais sustentável, sem deixar de lado a tradição e a diversão.

Neste mês, festejemos também o ambiente. Porque o verdadeiro espírito dos Santos também passa por cuidar da nossa casa.