Um maço de tabaco, a pasta de dentes, uma mangueira furada, o copo da varinha mágica partido…São muitos os utensílios do dia-a-dia que, depois de terminado o seu uso ou quando se estragam, suscitam dúvidas sobre como os descartar. Espreite aqui se está a colocar tudo o que deve nos ecopontos.

Separar as embalagens não tem nada que enganar: plástico e metal para o amarelo, frascos, boiões e garrafas de vidro para o verde, papel e cartão para o azul. Mas, nunca é demais lembrar que os ecopontos dizem sim às embalagens. Com exceção do azul, que permite que se coloque também papel de escrita e revistas. Mas e os restantes produtos?

Sim, é no ecoponto!

Por exemplo, a pasta de dentes, depois de terminada, não deve acabar no caixote do lixo da casa de banho e mais tarde no indiferenciado. Se acabou, coloque a tampa e leve-a até ao ecoponto amarelo.

O mesmo acontece com o frasco de perfume ou de desodorizante. Se forem de vidro, mesmo que tenham borrifador ou esfera de roll-on, estas embalagens podem ir para o ecoponto verde.

Já os maços de tabaco, depois de devidamente separado o cartão do plástico, podem seguir para os ecopontos correspondentes. Mas, atenção, o papel que se encontra no interior tem de ser colocado no lixo indiferenciado. Outro exemplo de embalagem reciclável com dois materiais diferentes está nos sacos do pão do supermercado. Apesar de terem uma janela de plástico, basta separar e colocar o papel no azul e o plástico no amarelo.

Depois das compras e de arrumadas as batatas e as cebolas, a rede que as embalava vai para o amarelo. Outra curiosidade sobre o que este ecoponto aceita está nos cabides de plástico e de metal que resultam das novas roupas adquiridas.

Não, o ecoponto não é o seu lugar!

Se antes ou depois das limpezas, o balde da água ficou sem pega ou se partiu, o ecoponto amarelo não é o seu destino final. Na mesma situação encontra-se o copo da varinha mágica, que, se por algum azar se partiu ou estalou, terá de ir para o lixo indiferenciado.

No caso de ter jarras ou outros objetos de decoração de vidro, se se partirem não podem ser colocados no ecoponto verde.

O mesmo acontece às mangueiras do jardim: nem o tubo nem os encaixes plásticos, caso se estraguem, podem ser colocados no ecoponto.

É normal que, no dia-a-dia, surjam dúvidas de como descartar algumas embalagens e objetos. Para as esclarecer pergunte ao Gervásio, através do WhatsApp, utilize a linha Ponto Verde 210 102 480 ou o email info@pontoverde.pt