Vai passar uns dias na Europa? Não tire férias da reciclagem! A RECICLA deixa-lhe algumas dicas de como se separam as embalagens noutros países europeus para que também lá possa contribuir para a separação de resíduos. Sabia que os ecopontos podem ter outras cores?

Espanha e Portugal em tudo semelhantes

Em Espanha a separação é muito semelhante à realidade portuguesa, os ecopontos seguem o mesmo código de cores: verde, amarelo e azul

O ecoponto amarelo é para depositar as embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas, o ecoponto verde para as embalagens de vidro: frascos, garrafas e boiões e o ecoponto azul é para o papel e cartão (embalagens, jornais, revistas e papel de escrita, etc.).

Poderá ter também ter o contentor castanho para depositar resíduos orgânicos e bioresíduos e o cinzento ou preto para o restante lixo comum.

Em França o ecoponto para depositar as embalagens de Plástico e Metal divide-se em duas cores e muda de cor

No sistema de separação de resíduos em França, o ecoponto amarelo serve para todas as embalagens que sejam de plástico e metal como também papel e cartão. Á semelhança de Portugal, o ecoponto verde é utilizado para as embalagens de vidro (garrafas, frascos e boiões). Juntamente com os ecopontos há também o contentor castanho dedicado à recolha de resíduos orgânicos e biodegradáveis. 

Itália, em cada cidade ecopontos com cores diferentes

Em Itália, a gestão dos resíduos urbanos muda de cidade para cidade. Apesar de serem categorizados e divididos em papel e cartão, vidro, plástico, metal, orgânico e indiferenciado, a cor dos contentores onde se depositam altera-se. Para saber em que ecoponto colocar cada tipo de resíduo o melhor é consultar o site da cidade ou ter atenção ao que diz em cada contentor. Por exemplo, há regiões onde o plástico e o metal devem ser colocados em ecopontos azuis, o papel e cartão nos ecopontos brancos, o vidro no verde, o lixo indiferenciado no amarelo e o orgânico no castanho. Mas também é possível encontrar cidades que utilizam o mesmo código de cores que Portugal.

A Alemanha tem vários ecopontos para o vidro

Na Alemanha, o sistema de reciclagem é mais semelhante ao português. O plástico e o metal são colocados no ecoponto amarelo, o papel e o cartão são colocados no azul. No entanto, o vidro é separado em três contentores diferentes. O castanho destina-se ao vidro castanho, o verde para embalagens de vidro verde, vermelho ou azul; e o branco para embalagens de vidro transparente.

É importante ter atenção ao descarte dos resíduos biodegradáveis, pois também existe um contentor castanho para estes. Quanto ao lixo indiferenciado, este deve ser colocado no contentor cinzento.

Inglaterra

Apesar de as regras de separação também poderem ser diferentes em algumas cidades, se for visitar Londres, por exemplo, vai encontrar ecopontos azuis que servem para colocar todos os recicláveis: cartão e papel, plástico, metal e vidro. À lista juntam-se os ecopontos verdes para o lixo comum e os cinzentos para todos os resíduos que não são orgânicos nem recicláveis.

Agora já sabe como e onde separar corretamente as suas embalagens. Se passar férias fora, não tire folga da reciclagem e separe corretamente os seus resíduos.