30, Dezembro 2022
Vamos reciclar melhor as embalagens de vidro em 2023?
Escolheu 2023 para começar a dar mais importância a ações eco responsáveis como a reciclagem? A RECICLA vai ajudá-lo a concretizar este ponto na sua lista de objetivos. Neste virar de ano, deixamos algumas dicas de como pode reciclar mais e melhor as embalagens de vidro.
Escolheu 2023 para começar a dar mais importância a ações eco responsáveis como a reciclagem? A RECICLA vai ajudá-lo a concretizar este ponto na sua lista de objetivos. Neste virar de ano, deixamos algumas dicas de como pode reciclar mais e melhor as embalagens de vidro.
Brindar ao ano novo com o vidro no sítio certo
Ano novo, vida nova. Não há forma melhor de começar 2023 do que a reciclar corretamente as embalagens de vidro.
A festa da passagem de ano, seja com ou sem crianças, é geralmente propícia ao consumo de embalagens de vidro e entre brincadeiras e correrias também acontece por vezes partirem-se loiças ou outros objetos frágeis. O importante é que no fim da festa o ecoponto verde receba as embalagens certas.
E quais são os resíduos que aqui se devem colocar?
- Garrafas de vinho;
- Garrafas de cervejas;
- Garrafas de sumo;
- Boiões de doce e compotas;
- Frascos de especiarias;
- Frascos de conservas;
- Boiões de mel;
- Copos de velas vazios.
- Frascos de perfume
Loiça partida
Se no entretanto se tiverem partido pratos, copos, um pirex, uma taça, ou outro tipo de loiça, não coloque os cacos no ecoponto. Porquê?
O tipo de vidro ou de cerâmica utilizado para produzir estes produtos não é igual ao escolhido para produzir vidro de embalagem. Assim, as loiças e o pirex não podem ser reaproveitados da mesma forma nem recorrendo ao mesmo processo. Além disso, a mistura destes resíduos no ecoponto verde inviabiliza a reciclagem das restantes embalagens de vidro que aí se encontram.
Espelhos e outros vidros
Diz-se que partir um espelho dá azar, mas, superstições à parte, não se esqueça que estes cacos também não se devem juntar aos das embalagens de vidro que se colocam no ecoponto verde. Tal como as loiças, estes são criados recorrendo a uma composição diferente.
Aos estilhaços dos espelhos, juntam-se os dos vidros das molduras, de portas de interiores, de janelas, de aquários e até de lâmpadas. Nenhum destes deve ser misturado com os resíduos que vão para o ecoponto verde.
Como descartar? A melhor solução é recolher todos os cacos à parte e coloca-los no lixo, à exceção das lâmpadas, que devem ser depositadas em contentores próprios para a sua reciclagem, como os que habitualmente se encontram no retalho ou nos centros comerciais.
Porcelanas ou outras decorações partidas
Tal como acontece com as loiças e os vidros de molduras ou de janelas, os objetos decorativos também não têm lugar no vidrão. Caso se partam jarrões, pequenas ou grandes porcelanas, jarras de flores, ou outras peças decorativas de loiça e porcelana o seu lugar não é no ecoponto. O melhor a fazer é, mais uma vez, recolher os vidros à parte leva-los até um ecocentro ou descartá-los no lixo comum.
Saiba mais aqui sobre a reciclagem de vidro e recorde aqui alguns casos práticos.
Entre no ano novo com o pé direito e mais informado no que à reciclagem diz respeito. Não se esqueça que o ecoponto verde só aceita embalagem e que todos os outros vidros partidos devem ser descartados separadamente.