Carta ao Leitor – Francisca Távora

Caro(a) Leitor(a) da Recicla

Trabalho no Grupo Boticário onde, desde sempre, ouvi falar de sustentabilidade ambiental, o que se consolidou, ainda mais, em 1990 com a criação da  Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza  – uma entidade sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário, que tem como premissa que a natureza em equilíbrio é imprescindível para garantir a vida de todos os seres. A Fundação nasceu quando falar da defesa e preservação do ambiente ainda nem era um tema. Senti sempre um orgulho imenso de todas as suas iniciativas e também do projeto de logística reversa de uma das nossas marcas – O Boticário – o maior programa de coleta e reciclagem do Brasil – o Boti Recicla.

Entendi cedo que tudo o que se faz pela conservação da natureza e pela diminuição do impacto ambiental da nossa própria atividade é válido e não tem pátria já que independentemente do país em que em cada momento atuamos estaremos sempre a contribuir para um planeta melhor, um planeta que é o de todos nós e das gerações futuras.


Em 2021, abracei, no Grupo Boticário Portugal, a área de ESG (Environmental, Social and Governance) – uma forma de contribuir para cumprir os compromissos do Grupo para #umabelezadefuturo e de continuar a cuidar do Planeta. Não procurámos iniciativas megalómanas, preocupámo-nos antes em entender como é que, através da visibilidade e credibilidade da marca, O Boticário poderíamos contribuir para mudar mentalidades e convidar à adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Foi assim que nasceu o projeto #TodosJuntosTudoSeparado! em parceria com a Sociedade Ponto Verde – para ajudar a entender o quanto cada um pode, com o simples gesto de separar as embalagens em casa colocando-as no ecoponto certo, contribuir para que a reciclagem seja cada vez mais uma realidade em Portugal.


No início questionámo-nos sobre o quão pertinente seria falarmos de algo tão óbvio como a separação dos resíduos, mas basta dar um passeio no meu bairro, na parte histórica de Lisboa, olhar para o interior dos contentores e para o que os rodeia, para ver que ainda há muito a fazer para conseguir ultrapassar a realidade de que apenas 2,2% dos recursos materiais utilizados no país provêm de resíduos reciclados, de acordo com os números do Eurostat. O indiferenciado não faz a diferença, por isso vamos juntos neste movimento de amor ao Planeta?  

Francisca Távora,
Chief of Soul do Grupo Boticário