Por esta altura, as dicas e importância de poupar água já são sobejamente conhecidas, mas vale sempre a pena recordar em que situações é possível ajustar a nossa rotina para poupar no ambiente e na carteira.

Gota a gota, vai fazer toda a diferença. Veja como

1. Duche em vez de banho.
Se encher a banheira para um banho de imersão, vai gastar cerca de cinco vezes mais água do que num simples duche. Assim, o melhor é optar por este último e ter o cuidado de fechar a torneira enquanto se ensaboa ou lava a cabeça.

2. Lavar os dentes e fazer a barba
São gestos do nosso quotidiano, mas quantos de nós não deixam a torneira a correr enquanto o fazem? Pois bem, isso significa desperdício, por isso nada como fechá-la! Recorra a um copo de água para bochechar.

3. Loiça de molho
Se costuma lavar a loiça à mão, coloque as peças mais sujas de molho, para que a sujidade se liberte depois mais depressa.

4. Máquinas na carga máxima
As máquinas da roupa e da loiça consomem muita energia, portanto só devem ser usadas quando estiverem cheias. Por outro lado, se está a pensar comprar algum destes eletrodomésticos, tenha o cuidado de olhar com atenção para as etiquetas referentes aos consumos de água e eletricidade, optando preferencialmente pelos modelos mais economizadores de recursos.

5. Regas noturnas
Se tiver de regar o jardim ou mesmo as plantas da varanda, faça-o ao final da tarde ou de manhã bem cedo, quando o calor ainda não é forte e a água não evapora com facilidade. Se tem plantas em casa, deixe-as na varanda nos dias de chuva, para serem regadas de forma natural. Nesses mesmos dias, aproveite ainda para encher um recipiente com água, que depois poderá usar para as mais diversas finalidades, como regas, limpeza do chão, etc.

6. Pingo a pingo
Uma torneira a pingar ou um autoclismo com fuga pode significar centenas de litros de água desperdiçados num só mês. Verifique sempre se as torneiras estão bem fechadas. Se identificar fugas, mande reparar o mais rápido possível.

7. Autoclismo mais eficiente
Prefira os que têm descarga dupla (permitem escolher entre uma maior ou outra mais pequena) e nos que têm reservatório externo coloque uma garrafa com areia para que gaste menos água ao encher.

8. Lavagem do carro
Evite fazê-lo à mangueirada, preferindo o balde e a esponja. Use a mangueira apenas para enxaguar, no final.

9. Piscina coberta
Se a sua casa tem piscina exterior, mantenha-a coberta quando não está em utilização, sobretudo quando há muito calor, para evitar a evaporação de água.

10. Atenção ao contador!
Acompanhe a leitura mensal dos seus consumos e compare com meses anteriores a evolução dos mesmos. Esta é uma boa solução quer para controlar gastos excessivos quer para identificar possíveis roturas ou fugas.