Se a tecnologia está já à disposição de tudo, porque não também do ambiente? Juntamos nesta lista algumas das aplicações que o podem ajudar a ter uma vida mais sustentável

Seja com a plantação de uma horta biológica em casa ou com um cronómetro que vai contar quanto tempo demora no banho, estas apps ajudam a tornar a sua vida mais fácil e amiga do ambiente.

Patrulheiros
A Associação Patrulheiros acaba de lançar uma aplicação inovadora e exclusiva com o objetivo de antecipar o alerta de questões de risco ambiental através da participação voluntária na vigilância. Aquilo que começou com patrulhas feitas a pé ou de bicicleta na zona de Albergaria-a-Velha, alastrou-se a todo o país com a criação desta aplicação.
Agora, os voluntários descarregam gratuitamente a aplicação “Patrulheiros” e alertam as autoridades da região onde se encontram para a resolução antecipada de ocorrências como incêndios, cheias, situações de poluição, pragas, extinção, perda de habitat, entre outras questões do âmbito ecológico e ambiental.

PlantIt – A Horta Biológica
Esta aplicação é a ideal para quem quer começar a ter legumes e ervas aromáticas a dois passos da cozinha. A PlantIt reúne informações sobre 28 plantas, desde óregãos ao tomilho, ou mesmo alface, tomates ou cenouras. A aplicação portuguesa diz-lhe o quê e quando deve semear, assim como quais as melhores técnicas de rega e qual a melhor altura para colher o que plantou.

Verdes PT 2018
Esta é uma aplicação que permite quantificar e qualificar, em segundos, os volumes de resíduos sólidos domésticos gerados por dia, mês e ano em cada um dos municípios de Portugal.
Foi criada pelo investigador Márcio Magera Conceição, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com o objetivo de promover uma maior consciência ambiental, tendo em conta que cada utilizador pode ver os milhões de euros que estão a ser colocados nos aterros sanitários e quantos empregos poderiam ser gerados com a reciclagem destas matérias-primas.

Banho Rápido
Esta aplicação permite cronometrar duches, calcular os gastos de água em cada um deles e ainda dá dicas para poupar água no dia a dia. Para fazer os cálculos, a aplicação pede, no momento da instalação, pormenores como quantas vezes usa champô por banho, quantas vezes lava o cabelo por semana, pergunta se o cabelo é curto ou comprido e se, por exemplo, tem por hábito tomar banhos de imersão.

Recycle BinGo
Chama-se Recycle BinGo e já está disponível para os sistemas iOS e Android para ajudar aqueles que ainda têm dúvidas sobre o que fazer com os resíduos do dia a dia.
A aplicação faz da reciclagem um jogo, uma vez que, através da geolocalização, a app sabe que está perto de um ecoponto e que, fazendo um check-in, ganha EcoGifts para preencher os cartões de BinGo.
Cada vez que completar um desses cartões, pode trocá-lo por prémios que vão desde bilhetes de cinema a vales de descontos em lojas.

Wasteapp
A Quercus lançou uma aplicação para ajudar a saber que destino dar a cada resíduo e ainda ajuda a identificar qual o ecoponto mais perto de casa.
São mais de 50 tipos de resíduos, entre os quais aqueles mais comuns como garrafas de plástico, frascos de vidro ou jornais, até àqueles que podem suscitar dúvidas. É o caso da esferovite, que deve ser deitada no ecoponto amarelo, ou uma televisão antiga – idealmente entregue em pontos de recolha de equipamento eletrónico – e até as cápsulas de café que, consoante a marca, devem ser depositadas em pontos diferentes, normalmente em supermercados.