Quase metade da comida produzida no mundo é deitada fora e esse volume de desperdício está, em parte, nas nossas mãos. Saiba como reduzi-lo com estas dicas que pode aplicar facilmente dentro de sua casa

1. Pense as suas compras: muitas das idas ao supermercado são baseadas em impulsos de compra ou no aproveitamento de promoções ou outras baixas de preço. No entanto, entenda que comprar em grande volume nem sempre é sinónimo de poupança porque, se não consumir os alimentos que compra em tempo útil, corre o risco de passarem a data de validade. Pense nas compras de forma inteligente e planeie o conteúdo das suas refeições antes de ir ao supermercado, de maneira a evitar consumos desnecessários. Não se esqueça de levar lista de compras já feita.

2. Faça uma gestão inteligente do frigorífico: organize os alimentos segundo a sua data de validade – guarde os mais perecíveis à frente e os com maior durabilidade atrás -, opte por recipientes transparentes (que permitam ver o que têm no interior) e planeie o que fazer com os restos das refeições. Um frango assado que sobre pode servir para complementar uma salada ou uma sanduíche.

3. Confirme os prazos de validade: este exercício é muito importante na hora de adquirir alguma coisa no supermercado. A ideia é que, através desta observação, possa distinguir expressões como “consumir até” e “consumir de preferência antes de…”. Os alimentos deste último caso podem ser consumidos mesmo depois da data apresentada e isso é um plus na hora de comprar produtos a contar com um prazo mais alargado.

4. Saiba a sua despensa de cor: antes de ir às compras, saiba perfeitamente o que tem em casa e planeie as suas refeições de acordo com os produtos que já estão na sua despensa e frigorífico. Outra ideia é escrever numa lista todos os produtos que comprou e acrescentar formas de os utilizar nos dias seguintes.

5. Use e abuse do congelador: se comprou ou cozinhou pratos lembre-se de que congelar é sempre uma boa opção. Gira a sua agenda consoante o que tem já cozinhado e congele o que considera que não vai ter tempo de comer nos próximos dias. Vai poupar tempo, espaço e… o ambiente.