Gosta de fazer caminhadas? A primavera e o tempo ameno estão a pedir um picnic no jardim, no parque ou na mata. Saiba tudo o que deve ter em conta para tornar a sua refeição ao ar livre mais ecológica! A RECICLA deixa-lhe cinco regras essenciais.

1. Picnic com loiça reutilizável

Quando pensa em picnics a primeira ideia que surge na lista de compras são talheres, pratos e copos descartáveis? Risque da lista e evite a utilização destes materiais. Para um picnic mais ecológico escolha caixas herméticas, copos ou garrafas reutilizáveis e leve consigo os talheres que tem em casa.

A loiça descartável não pode ser encaminhada para os ecopontos, por isso, a melhor solução é usar o que já tem em casa. E porque não aproveitar a onda do Zero Waste e levar guardanapos de pano?

2. Não fazer lume para o picnic

Não é novidade que fazer fogueiras é proibido em zonas de vegetação. Opte por uma refeição já pronta a consumir ou escolha áreas próprias para churrasco muitas vezes disponibilizadas pelas câmaras municipais.

No caso de ser fumador deve também tomar atenção à ponta do cigarro, apagando-o num cinzeiro e certificando-se que a coloca no lixo.

3. Não desperdice comida

Apesar de ser uma refeição fora das normas convencionais, não há desculpa para desperdiçar alimentos. Prepare o almoço ou o lanche apenas a contar com quem vai estar presente. Esta gestão ajuda também a não ter de carregar as sobras ou a descartá-las de forma incorreta.

4. Leve sacos para o lixo

Quando acabar o picnic procure e apanhe todos os resíduos que poderá ter gerado. Guardanapos de papel, lenços, garrafas de sumo ou de água, entre outras embalagens que usou para transportar alimentos. Caso não encontre ecopontos ou um caixote para lixo comum perto, leve sacos para separar as embalagens e guarde-as até encontrar o sítio certo para as depositar.

5. Não danificar a paisagem

Antes ou depois do picnic há sempre espaço para uma caminhada ou para atividades ao ar livre. Nestes momentos, lembre-se de respeitar a natureza. Não arranque flores, não parta galhos ou troncos e evite pisar flores ou pequenos arbustos em crescimento.

Tire o melhor partido da natureza e da paisagem sem danificar ou deixar a sua marca. Recicle sempre as suas embalagens e não deixe lixo no chão.