20, Junho 2023
6 regras para tornar o seu verão mais ecológico
Neste verão, não há desculpas para não tomar decisões mais amigas do ambiente. Quer vá de férias para fora, quer fique perto de casa, a RECICLA deixa-lhe seis regras que fazem das férias momentos mais ecológicos.
Neste verão, não há desculpas para não tomar decisões mais amigas do ambiente. Quer vá de férias para fora, quer fique perto de casa, a RECICLA deixa-lhe seis regras que fazem das férias momentos mais ecológicos.
Poupar água no verão e todo o ano
A água potável é um bem escasso todo o ano. No verão as temperaturas quentes podem ser sugestivas a atividades que obriguem a utilizar mais este recurso. Para evitar o seu consumo excessivo lembre-se de:
- Tomar duches mais curtos;
- Aproveitar a água fria do duche para outras ações, como descargas de autoclismos;
- Regar as plantas logo de manhã ou apenas ao fim do dia;
- Não lavar frutas e vegetais com água a correr, mas sim num recipiente com água;
- Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou ensaboa as mãos;
- Não lavar o carro em casa, sobretudo utilizando a mangueira;
Poupar energia
Quer vá de férias para fora ou fique por casa a descansar, poupar energia no verão é fácil, ajuda o planeta e a carteira.
- Evite ter a ventoinha ou o ar condicionado sempre a funcionar. Baixe as persianas e/ou os estores para que o calor não entre;
- Aproveite o bom tempo para secar a roupa ao ar e evite as máquinas de secagem;
- Os dias são maiores, por isso, aproveite a luz natural ao máximo e reduza a quantidade de luzes ligadas em casa;
- Se for para fora, certifique-se que deixa o máximo número de tomadas desligadas. Aparelhos como televisões, máquinas de café, micro-ondas e outros semelhantes ao ficarem em standby, também estão a consumir energia. Aproveite os dias fora e desligue-os por completo, retirando-os da tomada.
Passear de forma mais amiga do ambiente
O bom tempo incentiva a passeios pela natureza, mas também é sugestivo a deixar o carro em casa e fazer mais deslocações a pé. Aproveite a calma das férias para andar mais, usar a bicicleta, a trotineta elétrica ou os transportes públicos nas suas deslocações.
- Numa caminhada por jardins ou matas não se esqueça de não deixar nada além das suas pegadas;
- Guarde os seus resíduos de embalagens para os depositar nos ecopontos mais próximos;
- Não arranque folhas ou flores;
- Não amontoe pedrinhas. Sabia que apesar de parecer inofensivo esta ação contribui para a degradação dos solos e para a perda de biodiversidade.
Reduzir as compras ao essencial
Reduzir é um dos R fundamentais do verão. Seja roupa, brinquedos de praia ou lembranças, evite comprar se não for realmente necessário.
- Se precisar de um bikini ou um fato de banho, porque não comprar em segunda mão?
- Vai destralhar os armários? Quer seja roupa ou utensílios que já não utiliza, opte por doar ou vender o que estiver em boas condições;
- O papel dos bilhetes de viagens, de entradas em museus ou em espetáculos também pode ser reduzido, basta escolher a opção digital.
Neste verão, diga não ao desperdício alimentar
Sejam picnics, lanches na praia, almoços ou jantares com amigos, este ano não deixe que o desperdício alimentar leve a melhor.
Reaproveite todas as sobras para fazer quiches, saladas, bolos, gelados e refeições mais ligeiras. Coloque a sua imaginação à prova e reaproveite, desde sobras do almoço, a fruta ou legumes demasiado maduros.
Leve a reciclagem para todo o lado nestas férias de verão
Seja em Portugal ou no estrangeiro, não se esqueça de separar sempre as suas embalagens. Caso não tenha onde separar, reserve as embalagens por mais algum tempo até encontrar o ecoponto mais perto.
Sabe como se faz a reciclagem pela Europa? Veja aqui.
Não deixe os cuidados com o planeta irem de férias. Para onde quer que vá leve-os consigo.