Precisa de uma nova árvore de Natal? Vai comprar uma pela primeira vez e não sabe o que escolher? Entre verdadeiras e artificiais ou até uma criada por si, a RECICLA deixa-lhe um conjunto de ideias sustentáveis para a sua decoração natalícia.

Passo a passa para uma escolha sustentável

Há várias formas de adquirir uma nova árvore de Natal de uma forma mais sustentável, seja ela verdadeira ou sintética. Se vai comprar uma árvore nova e não sabe o que escolher, uma boa opção é adquirir uma artificial. Geralmente, são bastante resistentes, podendo ser reutilizadas anos sem conta.

A sua árvore está boa, mas sente que precisa de renovar a sua decoração de Natal? Porque não trocar as suas decorações com um amigo ou familiar? Sem comprar novo, utiliza pela primeira vez e dá uso ao R da Reutilização.

No caso dos fãs dos pinheiros verdadeiros, a escolha mais sustentável é comprar um envasado. Assim, a sua árvore de Natal não tem de ser descartada logo após a festa acabar. Mantenha o seu pinheiro no vaso, cuide dele e torne-o reutilizável.

Pinheiros verdadeiros

Se é fã de árvores verdadeiras e não dispensa comprar um pinheiro deixamos-lhe uma sugestão mais amiga do ambiente: adquira um Pinheiro Bombeiro. Trata-se de uma iniciativa criada em 2017 que tem como objetivo dar uma segunda e uma terceira vidas aos pinheiros cortados em ações de limpeza contra incêndios.

Esta é tanto uma ação sustentável como social:

  • Permite reutilizá-los como pinheiros de Natal;
  • Ao devolvê-los estes podem ser transformados em biomassa;
  • O custo do aluguer contribui diretamente para comprar material profissional para os Bombeiros Voluntários Portugueses.

O Pinheiro Bombeiro é alugado através do site oficial. Pode recebê-lo em casa, pelo correio, ou ir levantá-lo ao Mercado de Natal do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, até dia 18 de dezembro, de quarta a sexta, entre as 16 e as 20 horas e ao fim de semana, entre as 10 e as 20h.

Árvores de Natal 2D

Minimalistas, para amantes de decoração ou para quem quer fazer trabalhos manuais com as crianças. As árvores de Natal a duas dimensões estão cada vez mais na moda e podem e devem ser amigas do ambiente.

Se estiver a pensar em ter uma árvore de Natal que não ocupe espaço e sirva apenas para fazer presença na parede ou numa esquina da sala, opte por criar a sua própria árvore 2D. É original, fácil, mais económico e mais sustentável.

Pode fazer uma árvore para pendurar recorrendo a pequenos troncos ou pauzinhos de diferentes tamanhos a formar um triângulo e usando uma corda para os manter unidos e espaçados. Antes da corda e de pendurar a árvore, coloque, se preferir, alguns enfeites ao longo dos troncos. No fim, dê-lhe um toque mais alegre, enrolando luzes por toda a estrutura.

Dentro do mesmo género, que tal criar uma árvore de Natal de memórias? Recorrendo apenas a fotografias impressas, fixe-as entre duas paredes, num recanto da casa e coloque-as a formar um triângulo para dar uma ideia de tridimensionalidade à árvore. No topo, coloque uma estrela e acrescente luzes ao longo da forma.

Seja qual for o tipo de árvore que escolher, opte pelo ambiente e pelo planeta. Por um Natal mais ecológico em todos os detalhes. Se quiser saber outras formas de tornar esta quadra mais amiga do ambiente, subscreva a Newsletter da RECICLA e acompanhe todas as novidades.