A marca nacional Bruma criou a primeira torneira monocomando a obter certificação de eficiência hídrica A+ em Portugal. Saiba como pode poupar até 60% da água consumida lá em casa.

Que a água é um bem escasso já tomos sabemos e as regras para a poupar ao máximo devem ser postas em prática em todos os momentos do nosso dia a dia: quando lavamos as mãos, os dentes, quando tomamos banho. Foi a pensar nisto que a marca portuguesa Bruma criou a torneira monocomando a obter certificação de eficiência hídrica A+ em Portugal. E o seu fabrico é 100% nacional.Parece banal? Mas não é. Afinal, quantos produtos na fase pioneira da certificação energética foram de produção portuguesa?”, questiona a própria Bruma, garantindo: “É um motivo de orgulho contribuir para uma melhor gestão deste recurso cada vez mais escasso que é a água”.

A inédita classificação A+ foi atribuída ao modelo “Lusitano” da BRUMA pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), por permitir reduzir o consumo de água até 60%. Sim, leu bem, mais de metade de poupança na água consumida lá em casa. Para bem do ambiente e também da carteira, na hora de pagar a fatura da água, e sem reduzir o conforto, mas o mérito da inovação está aí: com um limitador de caudal especial que se ajusta às diferenças de pressão foi possível manter de forma constante um caudal máximo de cinco litros por minuto. Quem utiliza não tem qualquer percepção de desconforto ou de menos água a fluir pois um espumador, com a função de misturar o ar com a água, proporciona um fluxo perfeito.

O segredo da poupança de água, e também da energia consumida para a aquecer, reside numa tecnologia inovadora AirEcoDrop que inclui um cartucho cerâmico SmoothBreeze, com sistema ColdStart, que permite uma poupança automática de energia com a abertura do manípulo sempre na posição central (em água fria), ou seja: só com um gesto claro e intencional (rodando o manípulo para a esquerda) se abrirá a água quente, evitando o tão comum e dispendioso disparo involuntário do esquentador ou caldeira. 

Com a escassez de água a nível mundial é cada vez mais importante os fabricantes de torneiras, assumirem posições e definirem objectivos exigentes na concepção e desenvolvimentos dos seus produtos. Esta preocupação, naturalmente, traduz-se na consciencialização dos clientes que procuram soluções com vista à poupança de água pelas duas vertentes: questões ambientais e financeiras.

Inovações ecológicas

  • Cartucho cerâmico Smooth Breeze

Permite uma movimentação suave e mais precisa do mecanismo da torneira, para uma maior eficácia na regulação da temperatura da água e poupança de energia.

  • Sistema Bruma AirEcoDrop

Proporciona uma poupança de água de 30%. Quando a água é injectada no chuveiro, o ar mistura-se com a água, libertando um elevado número de iões de oxigénio – 1 litro de água mistura-se totalmente com 3 litros de ar.