Caminhar em direção a um planeta mais sustentável é o que move a ISI Soles. Sabe porquê?

Com a máxima “Walk more waste less”, a ISI Soles decidiu estar um passo à frente na indústria do calçado e criou solas mais amigas do ambiente.

“As questões ambientais e de sustentabilidade não são uma moda passageira ou uma tendência”. É nisto em que a empresa fundada em 1999, em Felgueiras, acredita. Assim sendo, tem-se dedicado à criação, ao desenvolvimento e ao fabrico de solas de sapatos que combinem três fatores essenciais: o conforto, seguindo-se o design inovador e, por fim, mas não menos importante, o recurso a materiais sustentáveis.

Seria mais fácil ter uma pedra no sapato do que dizer o nome dos principais materiais que são utilizados para produzir o produto final da ISI. Por serem mais duradouros e por cumprirem com as características físicas e químicas ao nível da sustentabilidade, a borracha termoplástica e o poliuretano termoplástico foram os escolhidos. Durante o processo produtivo, estes materiais são reciclados e reaproveitados como matéria-prima.  “No nosso processo de injeção, reutilizamos 95% dos resíduos das matérias-primas, convertendo-os em material reciclado, com o qual produzimos novas solas. Tentamos chegar ao zero waste neste processo produtivo. Além disso, o eco design está no centro da nossa atenção: na sua conceção, o produto é logo pensado tendo em consideração a melhor forma de poupar matérias primas no processo.”, explica o CEO da ISI Soles, Vitor Mendes.

Os 5R (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) estão presentes na política da empresa, uma vez que todos os resíduos produzidos são encaminhados para o destino apropriado e tudo o que é possível reciclar é reciclado. Além disso, em parceria com a Ambisousa, a ISI Soles ofereceu um kit de reciclagem a todos os funcionários.

Recentemente, a empresa foi desafiada a utilizar velhas bolas de ténis para produzir solas de sapatos. “Foi algo um pouco fora do comum, mas a que faz todo o sentido dar atenção, ao nível da sustentabilidade ambiental: por ano, são fabricadas 300 milhões de bolas de ténis que acabam por ser encaminhadas para os aterros, onde se decompõem lentamente. As solas podem ser uma solução”, afirma Vitor Mendes.

No futuro, a ISI Soles pretende apostar em materiais que sejam biodegradáveis e mais amigos do ambiente, como forma de “encontrar soluções mais ecológicas, mas mantendo o design apelativo e o conforto necessário”. Afinal, “a sola é a base de um excelente sapato”.