A águia de Bonelli, também conhecida como águia perdigueira, habita em algumas áreas da Europa, incluindo Lisboa. É uma espécie considerada em perigo, mas felizmente o projeto LIFE Lx Aquila já traçou e pôs em prática alguns objetivos para a sua sobrevivência. O coordenador, Joaquim Teodósio explicou tudo à RECICLA.

A águia de Bonelli vive fora de áreas protegidas e é tolerante à presença humana. Através de diversas parcerias e grupos de trabalho com entidades locais, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a que Joaquim Teodósio pertence, candidatou-se ao programa europeu que permite apoiar projetos de conservação de espécies.

Assim surge o LIFE LxAquila para proteger esta que é a terceira maior espécie de águia a habitar em Portugal. O Projeto procura ser um exemplo no que diz respeito à conservação do património natural, quer dentro, quer fora de áreas restritas. Por isso, tem como principal objetivo encontrar formas de compatibilizar atividades humanas com a biodiversidade.

Mas o que torna esta águia uma espécie em perigo? O que está a ser feito para a salvar e o que podemos fazer para contribuir para a sua preservação? As respostas estão todas na reportagem.

Créditos de imagem: Rita Ferreira, SPEA