Há uma plataforma para ajudar produtores agrícolas locais que tem de conhecer! Sobretudo se não dispensar alimentos saudáveis e produzidos de uma forma o mais amiga do ambiente possível. Chama-se SmartFarmer e tem como objetivo criar um sistema alimentar mais são justo e sustentável.

Comércio solidário e sustentável de alimentos

A solidariedade e a sustentabilidade são os dois pilares da SmartFarmer. Porquê?

Solidário desde logo porque se trata de um negócio social da organização não governamental Oikos – Cooperação e Desenvolvimento. A sua missão é ajudar os pequenos e médios produtores agroalimentares a colocar os seus produtos no mercado. E para isso desenvolveu uma plataforma online, em que se propõe criar relações de proximidade e transparência entre os produtores e os consumidores.

E sustentável porque assenta numa rede de parceiros locais, promovendo circuitos comerciais curtos: é que aqui privilegia-se a proximidade geográfica entre produtores e consumidores, o que significa que, ao percorrerem uma pequena distância, os alimentos estão associados a uma menor pegada carbónica. O ambiente sai, pois, a ganhar.

E transparente

Se está a perguntar onde entra a transparência nesta plataforma, dizemos-lhe de seguida.

É que, ao aderirem à plataforma e ao marketplace associado, os consumidores ficam a conhecer o produtor e os métodos de produção, o que lhes permitirá fazer escolhas informadas e responsáveis. Basta clicar na imagem do produto desejado para se ter acesso a toda a informação.

É que a SmartFarmer valoriza os alimentos produzidos através de processos de produção que respeitam o bem-estar – do ecossistema, dos produtores e dos consumidores.

O que ganham os consumidores com estes alimentos?

Ganham acesso a alimentos produzidos localmente, da forma mais sustentável possível, o que é sinónimo de bem-estar e saúde. E a preços mais acessíveis: é que a plataforma também tem em conta o poder de compra dos consumidores, bem como a necessidade de remunerar adequadamente os produtores.

O objetivo da SmartFarmer é que todos ganhem: produtores, consumidores, ambiente!