Dar um toque de cor a uma parede (ou a mais…) pode ser uma boa alternativa para ocupar o tempo. Mas se lhe sobrar tinta, saiba o que pode fazer com ela. E com as latas.

Quando se está confinado a casa por muitos dias, como acontece agora, como precaução pela infeção por coronavírus, o tempo parece demorar muito a passar. E começam a faltar ideias para o ocupar. Mas, e aproveitando que as temperaturas estão mais amenas, porque não aproveitar para remodelar a casa? Por exemplo, dar um toque de cor a uma das paredes. Pode ser apenas um rodapé ou um pormenor. Seja como for, acredite que é uma boa empreitada. E dá para envolver toda a família, transformando a pintura num momento divertido.

No entanto, um projeto de pintura pode dar origem a restos de tinta nas latas. Muitas das vezes, estes acabam por ser colocados no lixo comum. Mas é uma prática errada e que causa vários problemas ambientais, uma vez que a tinta pode atingir as águas subterrâneas.

Mas há solução:

  • Antes de tudo, reduzir: Quando iniciar o projeto, tenha em conta a quantidade de tinta que vai precisar. Desta forma, vai evitar o desperdício. Veja na lata qual é o seu rendimento e compare com o tamanho da área que vai pintar. Se ainda assim, sobrar tinta, mantenha-a na lata. Deitá-la na sanita ou no lavatório não é opção!
  • Reutilizar é possível: Uma das formas de reduzir o impacto ambiental das latas é a reutilização. Pode fazer algumas peças de decoração, entre elas, pequenos vasos para as plantas, porta-lápis para colocar na sua secretária, ou ainda brinquedos para os seus filhos, como é o caso das andas.
  • Dar cores aos outros: Um destino que pode dar às sobras é doá-las a amigos ou a instituições sociais, como creches, escolas e casas de repouso. No site da Segurança Social encontra várias instituições que estão a precisar de tintas. Basta escolher uma na sua zona, para estar, não só a reduzir o impacto ambiental, como a ajudar alguém.
  • Reciclar as latas: Contrariamente ao que possa pensar, estas latas são recicláveis! Deixe secar os restos de tinta e depois coloque no ecoponto amarelo, como qualquer outra embalagem. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem, mas certifique-se de que a lata está vazia, para não contaminar os restantes materiais. Se tiver restos de tinta deve ir depositar ao ecocentro mais próximo – verifique com a sua autarquia ou junta de freguesia.

Dê uma nova cor à sua casa, mas de forma mais consciente e amiga do ambiente!