Agora, mais do que nunca, passamos a maior parte do nosso tempo em casa. Por isso, cuidar dela torna-se ainda mais importante. Fazer da casa um espaço saudável e sustentável passa por ter atenção às manchas de humidade, aos bolores e maus odores e, claro, às formas mais ecológicas de os tratar.

Para remover humidades e bolores, utilize, sempre que possível, produtos naturais, com o mínimo de químicos. Mas, que tal preparar o seu próprio produto? Irá apenas precisar de bicarbonato de sódio misturado com água quente em doses iguais. Encharque a superfície, deixe atuar durante pelo menos uma hora e de seguida lave e seque bem a zona. Mas, natural ou não, use luvas para evitar irritações cutâneas ou alergias.

Risque da ideia ambientadores e sprays para dissipar maus odores. Há soluções mais simples igualmente eficazes e mais sustentáveis. Quer livrar-se de cheiros como humidade, tabaco ou mesmo frituras e outros cozinhados? Com uma embalagem semelhante à da manteiga vazia e com recurso a uma esponja de lavar loiça usada consegue criar um filtro de maus odores. Basta encharcar a esponja com vinagre de vinho branco, colocá-la nesse recipiente e, finalmente, deixar numa zona alta, por exemplo, por cima do frigorifico ou sobre uma estante. Três dias depois, esprema a esponja, lave e repita o processo se achar necessário; se não, não se esqueça se colocar para reciclagem a embalagem que utilizou.

Agora que a casa está livre de humidade e de maus odores, é importante tentar mantê-la assim e a luz solar pode ser a melhor arma neste combate: abra as janelas diariamente, nem que seja por pouco tempo. Ter plantas no interior e utilizar pequenos potes de sal grosso nas zonas mais húmidas e mais longe das janelas também ajuda a renovar e até purificar o ar.

Mantenha a casa limpa com um olho no seu bem-estar e outro no ambiente. Afinal, é dentro de casa que começam as pequenas ações para ajudar o planeta.