Se um churrasco ao ar livre com os amigos e a família são a sua praia, temos novidades ecológicas para si. Está a decorrer um projeto piloto que transforma borras de café em briquetes para barbecue. A Prio, a Delta Cafés e a startup Ecobean são as empresas por detrás desta ideia sustentável.

Não há dúvida de que os portugueses adoram café e seja ele curto ou cheio, em chávena fria ou escaldada, as estimativas apontam para um consumo diário de cerca de 34 toneladas desta bebida. Ao descartar as borras que sobram no lixo comum permitimos que estas libertem dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

De forma a evitar este desfecho nocivo para o ambiente, a startup Ecobean encontrou uma forma de as inserir na economia circular e de lhes dar nova vida, poupando até 80% nas emissões de CO2.

Assim, o que sobra dos cafés Delta consumidos nas gasolineiras PRIO é enviado para esta startup que transforma as borras em briquetes de barbecue.

Até ao momento, já foram recolhidos 3500 quilos de borras de café, o que permitiu poupar 4200 quilos de CO2.

Seja para assar as últimas sardinhas do ano ou para juntar amigos e família numa almoçarada de grelhados, já pode adquirir estes briquetes sustentáveis em seis postos Prio: A16 Sintra Cascais Oeste e Este, Arroja, Eixo Norte/Sul, Trajouce e na Vialonga.

Briquetes produzidos de borras de café à venda nas lojas Prio

A circularidade da Ecobean não fica por aqui, esta startup encontrou ainda forma de aproveitar o óleo extraído das borras de café.  Depois de isolado, é enviado para as fábricas de biocombustíveis da Prio, para produzir biodiesel que se incorpora no gasóleo dos carros.