O Natal está a chegar e com ele a necessidade de fazer decorações pela casa, montar a árvore, comprar um ou outro presente, fazer algumas receitas natalícias e, claro, preparar a ceia e o dia de festa que este mês anuncia. A questão que se coloca é: como fazer tudo isto de forma mais sustentável? Simples, basta seguir as dicas que propomos num calendário do advento amigo do ambiente!

Até ao Natal, todas as segundas-feiras, a RECICLA vai partilhar novas dicas sustentáveis para se inspirar e tornar esta quadra mais amiga do ambiente.

Dia 1 de dezembro

Árvore de Natal: qual escolher?

Hoje é dia de montar a árvore: este ano, já sabe por qual vai optar?

Se estiver a pensar em ter uma árvore natural não compre, adote! Já conhece a iniciativa Pinheiro Bombeiro? É uma ação solidária e sustentável ao mesmo tempo: é que nesta plataforma adotam-se pinheiros que foram cortados na limpeza de matas para prevenção de fogos florestais e que agora podem ser usados para decorar as nossas casas. O valor angariado é doado para ajudar na compra de materiais para o combate a incêndios. Quando acabarem as festividades, pode devolver a sua árvore para ser transformada em biomassa.

Dia 2 de dezembro

Já vamos no segundo dia do mês e ainda está a pensar como será a sua árvore?

Eis mais uma proposta: usar uma árvore artificial. Pode não parecer, mas é uma opção bastante sustentável, uma vez que pode ser montada e desmontada sem nunca se estragar. A melhor parte é que pode durar a vida toda sem ter necessidade de comprar uma nova.

Dia 3 de dezembro

Vamos dar-lhe mais uma ideia para um Natal original e sustentável. Porque não fazer a sua própria árvore? Seja irreverente, ponha a criatividade à prova e reúna os materiais necessários. Pode ser feita com galhos de árvore, com uma estrutura cheia de verdura e enfeites, ou com resíduos, como cápsulas de café, por exemplo.

Dia 4 de dezembro

Os enfeites da árvore e da casa: quais usar e quais evitar?

Os enfeites de Natal mais sustentáveis são aqueles que já tem. Confira tudo o que está em bom estado e prepare-os para voltarem a brilhar para mais uma festa. Lembre-se de que esta é uma época de grande consumismo, evite entrar nessa corrente, dizendo não àquilo de que não necessita. 

Se precisar mesmo de enfeites novos, pode sempre colocar a sua criatividade à prova e fazer uns naturais. Deixamos-lhe aqui algumas ideias.

Dia 5 de dezembro

Deixamos-lhe uma dica para inovar neste Natal e renovar as decorações:

Natal não é Natal sem uns apontamentos novos? Nesse caso, porque não propor a um amigo ou familiar fazer uma troca? Os seus enfeites vão decorar a casa da outra pessoa e vice-versa. Ganha coisas novas, sem ter de as adquirir, dá um novo brilho à casa de uma forma sustentável e entra no espírito da partilha que a época sugere.

Dia 6 de dezembro

Listas, muitas listas!

Para organizar esta época festiva de forma a que não falte nada é essencial fazer listas do que precisa. Mas sabe porque é que esta também é uma ideia sustentável? É que ao apontar tudo o que necessita, quer seja para refeições, para presentes, para decorações ou embrulhos, evita comprar em excesso.

Utilize folhas de rascunho para apontar tudo: quando já tiver terminado, tanto as listas como as compras, não se esqueça de colocar os papéis para reciclagem, ou seja, no ecoponto azul.

Fique atento, para a semana trazemos-lhe mais ideias.