29, Abril 2019
Carlsberg vai colar packs de cerveja para reduzir plástico
A ideia faz parte de um pacote de medidas que a cervejeira dinamarquesa quer implementar para fazer da Carlsberg uma marca sustentável
A ideia faz parte de um pacote de medidas que a cervejeira dinamarquesa quer implementar para fazer da Carlsberg uma marca sustentável
De todos os resíduos que acabam nos oceanos, as anilhas de plástico podem mesmo ser consideradas um dos mais perigosos. Isto não só porque são muito resistentes e dificilmente se degradam, mas principalmente porque, devido ao seu formato, podem ameaçar a vida de animais marinhos e aves que vivem junto à água, uma vez que podem ficar presos no bico ou prender algum dos membros dos animais.
Por esta razão, a Carlsberg chegou-se à frente e é a primeira marca de cerveja que põe fim às anilhas de plástico que seguram os packs de seis latas. Em breve, esses conjuntos vão estar colados com uma espécie de pastilha que mantém as latas agrupadas em conjuntos de seis. A este sistema deram o nome de Snap Pack. Esta é uma solução há muito pensada pela marca que para chegar a este resultado final, experimentou mais de 40 tipos de cola até chegar àquela que consideram a ideal.

Esta medida – que começou a ser implementada no Reino Unido no final do ano passado – deverá resultar numa redução de cerca de 1200 toneladas de plástico anualmente, o equivalente a 60 milhões de sacos de plástico. Esta é apenas uma das medidas com foco no meio ambiente que o grupo dinamarquês tem adotado nos últimos tempos. Os pigmentos dos rótulos já são menos agressivos para o ambiente e construiu em Copenhaga um bar com zero emissões de carbono.
Entretanto, outras marcas seguem este exemplo de sustentabilidade. A Estrella Damm, de Barcelona, está também a trabalhar na substituição dos anéis agregados dos packs de cerveja por um sistema de anéis de cartão 100% biodegradável.