Está na altura de mudar de cartão bancário? Quer tenha um cartão caducado ou prestes a expirar, não os deite no lixo, nem no ecoponto. Sabia que há programas de reciclagem de cartões? A RECICLA deixa-lhe algumas ideias sustentáveis de como se reciclam cartões de crédito e débito.

Cartões bancários: no ecoponto, não!

São de plástico, mas têm chips eletrónicos, bandas magnéticas ou antenas. E é por isso que os cartões bancários expirados não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Mas podem ser reciclados.

Cartões bancários: merecem ser reciclados

Foi para isso que nasceu o Merece: o movimento empresarial para a reciclagem de cartões com componentes eletrónicos. Criado pela Contisystems para minimizar o impacto ambiental da sua atividade, une várias instituições bancárias, entre as quais o Banco CTT, o Banco Montepio, o Bankinter, o Santander, o Universo e a Unicre.

Mas, como é que os cartões caducados podem chegar aos bancos, que os encaminham para a reciclagem?

Há duas formas:

  • Uma delas é inseri-los numa máquina automática de ATM (vulgo caixa multibanco) que os retém automaticamente.
  • A outra é colocá-los no envelope RSF (sem custos para o cliente) que é enviado junto com o novo cartão, seguindo as instruções indicadas. São depois encaminhados para um apartado da Contisystems, que os destrói, originando estilha. Este material é entregue na Extruplás, no Seixal, e transformado em peças de mobiliário urbano, tais como rampas de acesso à praia, bancos e mesas de jardim ou caixotes do lixo.

Reciclar cartões: o ambiente agradece duas vezes

Além disso, o programa prevê que por cada quilo de cartões recolhidos será plantada uma árvore e assegurada a sua gestão por cinco anos. Compensa-se, assim, as emissões geradas por cada cartão, já que, em cinco anos, a árvore absorve 25 quilos de dióxido de carbono, valor equivalente ao gerado pela produção daquela quantidade de cartões.

Cartões bancários: reciclagem solidária

Também a Caixa Geral de Depósitos tem um programa de reciclagem de cartões fora de validade. O que tem de fazer? Entregá-los em qualquer agência, que os encaminha igualmente para a Extruplás, uma empresa de recicla, recolhe e recupera os plásticos para os transformar em mobiliário urbano. Posteriormente, o banco oferece-as a instituições de solidariedade social, identificadas pela ENTRAJUDA. Desde janeiro de 2020, já foram recolhidos mais de 760 mil cartões e doadas dez peças de mobiliário urbano, apoiando cinco instituições sociais.

Agora, já sabe: passe cartão a este pequeno gesto e contribua para um futuro mais sustentável. Subscreva a Newsletter da RECICLA e mantenha-se a par de todas as novidades do mundo da reciclagem.