Imagine que está a preparar o verão e já não quer a sua mala de praia, mas, sim, uns óculos de sol estilosos. Não era ótimo se, em vez de descartar o que não lhe faz falta e comprar algo novo, simplesmente trocasse uma coisa por outra? Agora já pode! Faça Suop.

A Suop é a aplicação para telemóvel que lhe permite trocar aquilo que já não quer por algo que lhe agrade mais ou lhe faça falta. Simples e sem gastar um cêntimo. “O usado é o novo novo” é o slogan e a mensagem que esta aplicação quer transmitir ao propor dar nova vida aos objetos que tem em casa e aos quais já não dá uso.

Desenvolvida por João Couto e João Ferreira e com um ADN totalmente português, a Suop procura contribuir para a poupança dos seus utilizadores através da economia circular e, simultaneamente, contribuir para a sustentabilidade do planeta, reduzindo o desperdício.

Livros, roupa, sapatos, gadgets – é possível encontrar um pouco de tudo e trocar ou por algo semelhante ou totalmente diferente, independentemente do valor comercial. Os utilizadores podem ver todos os objetos que existem ou, caso estejam à procura de algo em específico, filtrar e ver apenas um determinado tipo de produto. Pode aplicar filtros de acordo com a distância, categoria e valor.

Quando um objeto lhe saltar à vista, é só clicar em cima do coração, ou deslizar com o dedo para o lado direito. Se o outro utilizador gostar do objeto que inseriu para troca acontece um match e surge uma caixa de diálogo, para que entrem diretamente em contacto e possam ajustar detalhes para a troca.

Económica e ecofriendly, já conta com mais de 700 matches, o que, para os fundadores, significa um feedback “muito positivo”, pois traduz-se em “muitos objetos que ganharam nova vida e muitos outros que não foram comprados novos”.

Disponível para iOS e Android, a Suop é gratuita, tendo também uma versão premium que permite a inserção ilimitada de produtos e o acesso a mais filtros de pesquisa. Promove a reutilização e o prolongamento de vida útil dos objetos, contribuindo para uma maior sustentabilidade do planeta.

Vamos fazer Suop?