30, Abril 2019
Cidades sem carros? Saiba das alternativas em Lisboa e no Porto
Trotinetas, bicicletas e carros de transporte ocasional. Através de um clique numa aplicação, os utilizadores otimizam o tempo de transporte e dispensam a procura e despesa com estacionamento
Trotinetas, bicicletas e carros de transporte ocasional. Através de um clique numa aplicação, os utilizadores otimizam o tempo de transporte e dispensam a procura e despesa com estacionamento
Aos transportes públicos já conhecidos – o metro, o autocarro e o comboio são alguns dos exemplos – juntaram-se recentemente carros, bicicletas e trotinetes para tornar os dias dos adultos mais práticos e os das crianças mais divertidos.
Há várias opções disponíveis: no caso dos carros, a Uber concorre desde o início, tendo-se juntado ao negócio outros concorrentes como a myTaxi, a Bolt (ex-Taxify), a Cabify e a Kapten (ex-Chauffeur Privé). Esta última anunciou que, além da mudança de nome, a empresa iria expandir o negócio e chegar ao Porto. A empresa tem mais de 3000 motoristas a operar na área metropolitana de Lisboa. No mercado nortenho já estão a Uber (desde 2014), a Cabify e a Bolt.
Mas há mais: em Lisboa, a autarquia tratou de lançar uma rede de bicicletas partilhadas na cidade. A Gira foi a primeira a aparecer mas conheceu a concorrente, a Jump (trazida pela Uber), no final de fevereiro de 2018. Tanto num caso como no outro, a rede conta com bicicletas elétricas (a Gira acrescenta-lhe bicicletas normais). Lisboa foi a primeira cidade europeia a ter o serviço da Jump: na estreia, a capital portuguesa tem disponíveis 750 bicicletas, 24 horas por dia, e que cobrem 90% do município. No caso do Porto, a autarquia está a trabalhar no licenciamento e a definir guidelines de implementação e utilização de bicicletas na cidade.
As trotinetas são outra das opções que vieram para ficar. A Hive chegou a Lisboa em novembro de 2018 através da myTaxi e vai concorrer com a Lime. A Voi, a Iomo e a Wind já anunciaram a intenção de se lançar na capital. E há 13 interessadas. Lisboa foi a primeira cidade a receber as trotinetas elétricas da Hime, que ajudou a myTaxi a adicionar mais um negócio ao seu portefólio. O serviço é feito através de uma aplicação disponível em Android e iOS. No arranque, a Hive tinha disponíveis 126 mas a ideia é que a oferta seja alargada até aos 400 veículos. Até ao final do ano, toda a energia usada para carregar as baterias será proveniente de fontes renováveis.
A Flash é o novo kid on the block e a última empresa de trotinetas a estrear-se no mercado português. A empresa acaba de ter autorização para lançar o serviço na Maia, sendo a primeira localização da startup alemã no norte do país. Como a concorrência, cada viagem de trotineta na Flash custa 15 cêntimos por minuto e desbloquear o veículo custa 1 euro. No entanto, há desconto para os utilizadores que deixem o veículo estacionado numa das 30 zonas de estacionamento indicadas. As trotinetas são desbloqueadas também através de uma app móvel, disponível em Android e em iOS.