Quer provar uma refeição vegana e não sabe como o fazer? Apetece-lhe algo vegan, mas não tem os ingredientes certos e acha complicado confecionar? A Venn Food traz-lhe a resposta a estes problemas. Esta start-up criou a fórmula perfeita para que possa preparar refeições vegan sem complicações. A RECICLA falou com os empreendedores e revela-lhe três simples passos para utilizar a Venn Food no Porto, Aveiro e Braga.

Apostar na comida vegana

A Venn Food é uma startup, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Parte de uma ideia desenvolvida por três amigos, Natacha, Julian e Snider, e pretende colocar à mão de todos comida nutritiva, proveniente de fontes éticas e sustentáveis.

Assim, foi criado um serviço de entregas online, não de refeições prontas a comer entregues no momento, mas sim de kits de alimentos, para cada um preparar a sua própria refeição. O kit contém as instruções de confeção e, mais importante ainda, as porções e os ingredientes certos para a sua produção. O objetivo, dizem os empreendedores, é facilitar a confeção de refeições 100% à base de plantas e inspiradas em várias cozinhas do mundo ao mesmo tempo que se combate o desperdício alimentar.

“Somos a primeira e única empresa de kits de refeição que tem uma oferta totalmente vegetal”, diz-nos Snider Rodrigues, cofundador e CEO da Venn.

Comida Vegana_ Veen Food

Receitas veganas e sustentáveis do prado ao prato

Natacha, Julian e Snider juntaram-se em 2020 para criar este projeto. Com o objetivo de fomentar a reinvenção do sistema alimentar, os fornecedores com quem trabalham utilizam diversas técnicas de agricultura sustentável, como a permacultura ou um cultivo regenerativo, de forma a garantir a gestão sustentável da água, do solo e da energia. Além disso, uniram-se a produtores nacionais com pequenas propriedades e empresas familiares.

comida vegana_ Veen Food

Como aderir a este sistema de refeições veganas em 3 passos?

Sendo ainda uma startup, por enquanto, está apenas a funcionar nas áreas metropolitanas dos distritos de Aveiro, Braga e Porto. Por isso, se vive num dos concelhos abrangidos e lhe apetece experimentar cozinhar uma refeição vegana, basta, entrar no site:

  1. Escolher uma ou duas das receitas da semana;
  2. Selecionar para quantas pessoas será a refeição. Terá de escolher dois kits no mínimo, o equivalente a seis refeições;
  3. Encomendar, selecionando se levanta em loja ou se prefere que seja entregue em casa.
comida vegana

Para que faça uma escolha consciente e informada, quando estiver a selecionar as suas refeições vai poder ver quais os ingredientes que serão colocados dentro do kit, assim como a quantidade de calorias da receita.  

“Na Venn queremos, a partir do Porto, ajudar pessoas de todo o mundo a descobrir melhores formas de cozinhar e, assim, viver de forma mais inteligente e saudável, reduzindo o desperdício de alimentos e consumindo mais vegetais, frutas, grãos integrais, castanhas, sementes e fontes alternativas de proteína, como seitan, tofu, ou tempeh”, acrescenta Snider Rodrigues.