Este ano, o desafio é viver uma “Green” Friday. O grande dia de descontos generalizados está a chegar. É já esta sexta-feira, dia 25 de novembro, que se assinala o início das compras de Natal e em que em grande parte das lojas se fazem descontos. Mais do que aproveitar o preço reduzido, a RECICLA deixa-lhe algumas dicas de como reduzir também a sua pegada carbónica.

Com as marcas a prolongar cada vez mais os dias de descontos, o incentivo ao consumo é crescente, assim como o impacto ambiental. Cabe, por isso, a todos transformar o movimento da Black Friday numa atividade mais green.

Iniciativas para uma Black Friday mais green

Os centros comerciais de Matosinhos e do Algarve estão a promover compras conscientes até ao dia 27 de novembro com a iniciativa “Love Your Stuff for longer”, isto é, “Desfrute das suas coisas por mais tempo”.

Com o objetivo de incentivar os visitantes a refletirem sobre o valor a longo prazo dos bens que compram, estes espaços propõem workshops gratuitos e mercados de trocas.

Assim, no MAR Shopping Matosinhos, no Mercado de Trocas, é possível trocar outfits completos que estão a mais no guarda-roupa por outros, através de um sistema de pontos, sem gastar um cêntimo. No caso de não conseguir trocar poderá encontrar aqui um espaço de recolha de roupas e acessórios para doar ao Banco de Bens Doados.

Já no MAR Shopping Algarve, o incentivo para uma vida mais sustentável é enfatizado tanto pelo Mercado de Trocas, como através das redes sociais do shopping, onde a produtora de conteúdos na área da poupança criativa Joana Jesus vai divulgar propostas de reparação de artigos de cerâmica quebrados através da aplicação da arte japonesa Kintsugi. Neste centro comercial haverá também algumas lojas a aderir à campanha “Love Your Stuff for longer” e a promover escolhas mais conscientes aos visitantes.

Conselhos que o podem ajudar na transição para uma Green Friday:

  • Atenção ao consumo excessivo. É verdade que os descontos são convidativos e, por vezes, até tentadores, mas lembre-se: pergunte se precisa mesmo daquilo que vai comprar.
  • Comprar mais sustentável. Procure lojas e produtos feitos através de boas práticas ambientais. Opte por aqueles que possuem certificações biológicas ou ecológicas, ou ainda cujo processo de produção seja claro e de preferência nacional ou local. A Wonther, a Shaeco ou a NÜWA são algumas marcas de projetos amigos do ambiente que a RECICLA já deu a conhecer.  
  • Comprar em segunda mão. Os descontos e as promoções chegam a todo o lado, até mesmo aos mercados e espaços que vendem em segunda mão. O que quer que seja que está à procura, não se esqueça da opção de comprar sem ser totalmente novo. O segundo R é reutilizar!
  • Embrulhos e sacos de compras. Se quando vai ao supermercado leva os seus sacos, porque não fazer o mesmo quando vai fazer outras compras? Ao evitar adquirir um saco por cada compra está a reduzir na quantidade de papel e de cartão e a ganhar a oportunidade de mais tarde fazer embrulhos mais sustentáveis.
  • Investir em requalificar. Mais do que comprar novos produtos, nesta época de redução de preços, há também vários serviços a fazer descontos. E que tal aproveitar para recuperar alguns materiais que precisam de ser reparados, como equipamentos eletrónicos, por exemplo?  
  • Reciclar embalagens. Depois das compras, seja roupa, sapatos ou outros produtos, não se esqueça de colocar as embalagens que os envolvem no ecoponto certo.

Deixamos o convite: faça desta Black Friday uma Green Friday e aposte em opções mais sustentáveis.