21, Setembro 2020
Conheça o Concurso que vai pôr as escolas de todo o país a reciclar
O Concurso Academia Ponto Verde vai pôr todas as escolas a reciclar. As inscrições já estão abertas e assim vão permanecer até dia 31 de dezembro. O músico Murta é o embaixador desta iniciativa que promete desafios e… prémios, claro!
O Concurso Academia Ponto Verde vai pôr todas as escolas a reciclar. As inscrições já estão abertas e assim vão permanecer até dia 31 de dezembro. O músico Murta é o embaixador desta iniciativa que promete desafios e… prémios, claro!
Criado com o intuito de promover a criatividade de alunos e professores para tornar a reciclagem uma ação do quotidiano e para aferir conhecimentos ao nível da separação de embalagens, este concurso é lançado a todos os alunos e professores desde o 5.º ano até ao 12.º, incluindo o ensino profissional, sem limite de participantes envolvidos por escola.
O concurso tem início no dia 21 de setembro e todos os meses, no site da Academia Ponto Verde, é lançada uma nova prova. Para participar é necessário que um professor inscreva a sua escola e a partir daí qualquer aluno pode participar. Os passatempos são muitos e variados: atividades interativas, incluindo jogos online sobre a temática da reciclagem, desafios criativos, em que se pede às equipas para realizarem trabalhos, como fotografias, vídeos, ou outros, sobre comportamentos a promover ou a corrigir, e ainda um quiz final que funciona como teste aos conhecimentos.

A juntar a estas atividades está a separação das embalagens. As escolas participantes devem não só promover a reciclagem, como, mensalmente, fazer um levantamento dos resultados, também eles a contar para o desempenho neste concurso.
Esta competição interescolar termina em abril. Até lá, há desafios para todos, com a vantagem de poderem participar mais do que uma vez: afinal, quanto melhor for o resultado obtido mais aumentam os pontos da equipa. A pontuação global de cada escola é calculada tendo por base o número de alunos e os pontos obtidos nas atividades e na recolha de embalagens.
Do Concurso Academia Ponto Verde saem várias escolas vencedoras: as três melhores a nível nacional, a que mais se destacou em cada distrito, e ainda reconhecimentos de mérito aos grupos mais participativos, quer por recolherem maior volume de embalagens per capita, quer pelo dinamismo do professor.
Com este desafio, a Academia Ponto Verde pretende mostrar que “Reciclar é na boa”, aumentando a sensibilização do público escolar e incentivando-o a levar à prática a separação das embalagens.
Está quase a começar… Alinham?