Chegou em setembro do ano passado ao mercado uma nova marca de cosmética natural que dá o seu primeiro passo com o lançamento de três champôs sólidos. Chama-se NAUA Natural Care e foi criada pelo casal Sofia Catarino e Sérgio Miranda, que decidiu juntar as preocupações ambientais às suas necessidades enquanto consumidores.

“Eu e o Sérgio já usamos cosmética natural há vários anos e nos últimos tempos começámos a fazer a transição, sempre que possível, para versões sólidas. Para nós, faz sentido que a inovação caminhe para uma cosmética feita com os produtos que a natureza nos dá, com uma menor utilização de água e se possível sem embalagens”, começa por dizer Sofia Catarino.

E é neste contexto que surge a NAUA, um nome que se inspira na palavra nau, como que uma embarcação que leva a ideia mais além. A marca decidiu começar pela produção de três champôs sólidos para três tipos de cabelo: normais, secos e oleosos.

Sofia Catarino relembra que “o planeta está saturado e é muito importante que se pense em encontrar formulas naturais e sustentáveis na produção de qualquer produto, não apenas na área da cosmética”.

Em linha com esta preocupação, os champôs NAUA são totalmente naturais, segundo a cofundadora “produzidos com ingredientes que se encontram facilmente na natureza e com fórmulas simples”. São também vegans, feitos de forma artesanal e em Portugal. Por serem sólidos, a sua textura e a concentração de ingredientes fazem com que envolvam uma menor quantidade de água no seu fabrico, não obrigam à utilização de embalagens plásticas, permitem rentabilizar o seu transporte e, assim, resultam numa reduzida pegada carbónica.

Também por serem sólidos, permitem uma embalagem com menor impacto. Sofia e Sérgio optaram pela via mais ecológica: escolheram uma embalagem minimalista, totalmente reciclável, de papel e sem pontos de cola. “Para nós, só faria sentido assim, uma marca natural, artesanal, portuguesa e para toda a família”, acrescenta a cofundadora.

Cinco meses passados desde o lançamento dos primeiros produtos, os criadores da NAUA sentem-se “orgulhosos”. “Sentimos que vamos conseguir transportar os sentidos numa viagem pela natureza e pelas origens, estimulando sensações relaxantes, de conforto e bem-estar”, refere Sofia Catarino.

A marca prevê alargar a gama de champôs e num futuro próximo lançar mais alguns produtos de personal care, de cosmética e outros complementos.