Evitar o desperdício na cozinha nem sempre é tarefa fácil. E os dados sobre esta matéria estimam que em Portugal, por ano, irão para o lixo cerca de um milhão de toneladas de alimentos. Por isso, e se cozinhar de uma forma mais sustentável estava na sua lista de objetivos para 2021, damos-lhe uma mãozinha com algumas ideias.

A verdade é que, agora que o confinamento está de volta, todos acabamos por passar mais tempo em casa – ou porque estamos em teletrabalho a 100% ou porque, mesmo tendo de sair por obrigação profissional, o resto do tempo é passado em casa. O que, muito provavelmente, significa mais tempo na cozinha a testar os dotes culinários.

Uma das melhores formas de evitar o desperdício de alimentos começa antes de estes serem adquiridos. Antes de sair para as compras, não se esqueça de fazer uma lista do que precisa, tendo em conta aquilo que ainda tem em casa. Confirme a validade dos alimentos e as suas quantidades.

Depois de adquiridos, a melhor forma de evitar que se estraguem é colocar à frente – nos armários e no frigorifico – aqueles cuja data de validade está mais próxima do fim e atrás os que ainda têm tempo para ser consumidos.

Quer se trate de cascas, quer sejam talos, aproveitar os alimentos é mais fácil e nutritivo do que pode parecer. Há imensas receitas e ideias diferentes, dependendo do produto. Por exemplo: se não apreciar o talo do brócolo, pode aproveitá-lo para uma sopa ou para um paté. O mesmo acontece com a cenoura, cujas partes que, por norma, corta e descarta podem ser suficientes para fazer um bolo.   

Utilize legumes que já tem em casa há mais tempo para fazer caldos de tempero caseiros. Já não aparentam estar no seu melhor estado para consumo, mas as suas propriedades e sabores ainda podem ser aproveitados. Junte-os numa panela em lume brando durante uma a duas horas e faça das cenouras, da salsa, dos cogumelos, do alho, da cebola e do alho francês um caldo de legumes para temperar as suas receitas. Depois de coado e de arrefecer, transfira o caldo para frascos de vidro e guarde no frigorifico ou no congelador.

Muitas vezes não são apenas os alimentos que se desperdiçam na cozinha: a água é também descartada em excesso. Enquanto bem essencial deve ser poupado o mais possível, por isso, não se esqueça de lavar frutas e legumes num recipiente ao invés de água a correr, de aproveitar a água da cozedura dos legumes para fazer de base a uma sopa e de não deixar a torneira aberta enquanto coloca detergente na loiça.

Tire o maior partido dos alimentos, ajude o planeta enquanto faz receitas saudáveis para si e para a família. Preparado para melhorar os hábitos na cozinha?