Há uma nova marca de decoração que procura ser sustentável. Chama-se Woollã e é um projeto de mãe e filha que nasceu em casa e há poucos meses.

O espírito empreendedor por trás da marca é de Sara Silva, designer que sempre se interessou por decoração de interiores. Com o intuito de dar mais cor à sua própria casa, começou por criar algumas peças e rapidamente amigos e familiares a encorajaram a vender também. Assim surge a Woollã, uma marca de produtos de decoração para casa com um cunho muito familiar e apostada em cumprir a meta do desperdício zero.

A calma e a autenticidade são as principais características desta marca. Sara explica que “o projeto consiste essencialmente no desenvolvimento de artigos de decoração originais feitos à mão e por encomenda”.

Além de originais, estes artigos apelam ao consumo sustentável, sendo feitos por encomenda para evitar excedentes. A marca trabalha com pequenos fornecedores locais, não recorrendo a stocks, conseguindo, desta forma, produzir apenas as quantidades pedidas e evitar o desperdício de material.

Até ao momento, esta dupla tem desenhado e criado capas de almofada, telas e abajures. Sara Silva revela um pouco do processo, que pode demorar entre seis a 12 horas: “Inicialmente, é criado um design digital, depois passamos para um molde para decalcar no tecido final e de seguida ele é costurado. Relativamente aos abajures, é feito o desenho da estrutura metálica interior, que é posteriormente desenvolvida por um fabricante local e finalizada por nós, fio a fio, até obtermos o padrão desejado”.

Os artigos desenvolvidos pela Woollã têm obtido um “feedback bastante positivo”, segundo a designer, estando também a conseguir vender para alguns países europeus como França, Suíça e Alemanha. “As pessoas gostam do design dos nossos produtos e reconhecem valor por ser feito manualmente”, refere Sara Silva.