15, Setembro 2021
Hoje o óleo das batatas fritas amanhã o detergente da loiça
A economia está cada vez mais circular e a EcoXperience é mais uma prova de que os resíduos podem de facto ser boas matérias-primas e dar muitas voltas. Esta marca está a transformar óleos alimentares usados em detergentes ecológicos.
A economia está cada vez mais circular e a EcoXperience é mais uma prova de que os resíduos podem de facto ser boas matérias-primas e dar muitas voltas. Esta marca está a transformar óleos alimentares usados em detergentes ecológicos.
Faz parte da empresa portuguesa Mistolin, mas nasce de uma startup incubada na Universidade de Coimbra. A EcoXperience surge do objetivo de repensar a forma de produção dos detergentes.
O sócio fundador, César Henriques, diz que a marca está focada “na obtenção de produtos a partir da economia circular que são também comercializados dentro do mesmo espírito sustentável e amigo do ambiente”.
Mas como se produzem estes detergentes sustentáveis?
Aprendemos na escola que a água e o óleo não se misturam. No entanto, o grupo de cientistas da empresa descobriu uma proteína que ao ser adicionada aos dois outros componentes serve de base para a produção destes detergentes. “Através desta proteína é possível obter produtos de limpeza 100% biodegradáveis, cujo impacto ambiental é praticamente nulo”, afirma César Henriques.
Desde detergentes para a roupa, a produtos de limpeza para a casa ou para a loiça com essência de limão ou alfazema, a EcoXperience apresenta 14 produtos feitos com o reaproveitamento de óleos alimentares usados.
Vantagens para o ambiente
Segundo os dados divulgados pela empresa, só em Portugal, diariamente, são geradas 150 toneladas de óleo alimentar usado e cerca de metade não são valorizadas. Com a possibilidade de reaproveitar este resíduo e transformá-lo em algo novo e biodegradável, a EcoXperience consegue ajudar a reduzir o impacto na poluição das águas.
A empresa recebe os óleos alimentares usados provenientes de entidades parceiras, como municípios, cafés, restaurantes, hotéis e escolas. Desde que começou a produzir já reaproveitou mais de 20 mil litros.
A empresa procura ainda reduzir o recurso a novas embalagens, possibilitando um sistema de refill na compra destes detergentes. Com a implementação deste processo, a marca já contabilizou uma poupança de 40 mil embalagens de uso único.
Ainda precisa de mais razões para passar a ir ao oleão?