Segundo um estudo da Marktest realizado em 2020, 3 em cada 4 portugueses tem o hábito diário de tomar café em casa. A forma como este é consumido tem muita influência na pegada carbónica, mas já existem soluções, como reciclar, reutilizar e reduzir, que o tornam mais sustentável.  Conheça algumas aqui.

Reciclar cápsulas de café

Se tem o hábito de tomar café em máquinas que utilizam cápsulas saiba que, depois de vazias, estas embalagens não devem ir para o ecoponto amarelo. No entanto, já existem algumas marcas a fazer a retoma destes resíduos para posterior reciclagem.

É o caso da Nespresso, cujas embalagens de alumínio são transformadas dando vida a novos objetos, como motores de carros, bicicletas e computadores. Além disso, as borras são também reaproveitadas para criar compostos ricos em nutrientes e energia renovável. Para saber onde deixar este tipo de resíduos pode consultar o site ou utilizar a aplicação WasteApp.

Também a Dolce Gusto disponibiliza a opção da reciclagem das suas cápsulas de café. Ao pedir os produtos na loja online, a encomenda chega com um saco para reciclagem feito a partir de materiais reciclados. Depois de cheio, pode optar por entregar ao estafeta na chegada de uma nova encomenda ou levá-lo a um dos pontos de recolha da marca.

A Delta funciona com um sistema semelhante, que permite aos seus clientes entregar cápsulas utilizadas no ato da entrega de encomenda de novos produtos.

Reutilizar cápsulas de café

Porque a sustentabilidade também passa pela reutilização, caso a marca da sua máquina não permita a recolha para a reciclagem de cápsulas ou os sistemas funcionem demasiado longe da sua área de residência, existem outras alternativas amigas do ambiente para experimentar.

É o caso da Recapsulando. Esta marca vimaranense criou cápsulas reutilizáveis compatíveis com os modelos das principais marcas de máquinas portuguesas. Deste modo, pode comprar café para a máquina que já tem, mas solúvel ou de moagem fina em pacotes facilmente recicláveis e que pode colocar no ecoponto.

A marca desenvolveu cápsulas de inox onde se coloca o café. Depois de bebido, basta passar por água para remover algum excesso que tenha ficado e voltar a utilizar.

Reduzir cápsulas de café

Para juntar às soluções de reciclagem e reutilização, surge uma inovação que vem da Suíça. A marca Migros acaba de lançar a CoffeB, uma máquina que utiliza bolas de café moído sem recurso a cápsulas de plástico ou alumínio. Como? Os grãos moídos são envoltos numa camada criada à base de algas marinhas e em formato esférico. Esta camada protetora não só não altera como conserva o sabor da bebida e é facilmente compostável.

A máquina foi também feita a pensar na durabilidade e na eficiência energética. Além de se desligar automaticamente ao fim de um minuto, foi construída por módulos, de maneira a poder ser desmontada e reparada facilmente, aumentando, assim, o seu tempo útil de vida.

Agora que o tempo mais fresco pede cafés quentinhos, opte por consumir esta bebida de forma mais sustentável. A RECICLA deixa-lhe ainda outras dicas de como tornar o seu consumo mais amigo do ambiente.