8, Março 2023
Dicas para limpezas de primavera mais ecológicas
A primavera está a chegar e com ela a altura das limpezas domésticas mais profundas. Já está a organizar os produtos de limpeza e a pensar por onde começar? Não arregace as mangas antes de ler as dicas amigas do ambiente que a RECICLA tem para si.
A primavera está a chegar e com ela a altura das limpezas domésticas mais profundas. Já está a organizar os produtos de limpeza e a pensar por onde começar? Não arregace as mangas antes de ler as dicas amigas do ambiente que a RECICLA tem para si.
O que utilizar para limpar de forma mais sustentável?
Não importa o que vai limpar, para o fazer, precisa de utensílios e produtos de limpeza. Mas, quais as escolhas mais sustentáveis?
Embalagens e detergentes mais ecológicos
Já existem diversas marcas que estão empenhadas em reduzir a quantidade de embalagem necessária para armazenar os seus produtos.
Por exemplo, a Clean Essence é uma marca portuguesa que vende embalagens vazias com bisnagas ou pulverizadores e pastilhas de detergentes à parte para que seja possível utilizar sempre o mesmo recipiente, repondo apenas as pequenas pastilhas de produto concentrado.
Além de embalagens que podem ser reutilizadas e são recicláveis, há diversas marcas de detergente que são feitas de forma mais ecológica. É o caso da Eco X, que utiliza óleos alimentares reciclados, e da Greendet, que recorre a subprodutos da indústria frutícola.
Mas, há ainda uma forma mais natural de fazer limpezas. Basta utilizar produtos que, provavelmente, tem na dispensa. Falamos de sal, vinagre, azeite e limão. Parece improvável, mas estes ingredientes podem ser a receita mais ecológica para limpar a casa.
Poupar nos recursos e nos materiais de limpeza
Mesmo que pretenda fazer uma limpeza profunda em casa, tome atenção à quantidade de água que vai utilizar. Diga não à mangueira ou à água a correr e escolha baldes ou panos húmidos.
Também o uso do aspirador pode ser reduzido ao essencial. Verifique que varre toda a divisão primeiro.
Seguem-se os materiais como escovas, papéis e panos. Nunca é demais reforçar a reutilização, por isso se tiver turcos antigos ou roupas que já não podem ser utilizadas para vestir, transforme-os em materiais de limpeza.
Purificador de ar para um toque refrescante de limpeza
Depois de tudo limpo e arrumado, dê um retoque final com um purificador de ar feito por si. Escolha uns raminhos de uma planta aromática, como o alecrim ou a alfazema, feche-os em pequenos pedaços de tecido musselina, por exemplo, e disponha-os pela casa para que o aroma se espalhe.
Guarde estas dicas para as próximas limpezas. Partilhe com amigos ou familiares para que todos possam adotar hábitos mais amigos do ambiente. Continue a ler a RECICLA para ficar a par de mais ideias e sugestões ecológicas.