As compras online estão a ganhar cada vez mais fãs. Um pouco por todo o mundo, e, sobretudo, devido à pandemia, o comércio digital tem vindo a crescer em larga escala. Mas, qual o seu impacto do ponto de vista ecológico? A RECICLA deixa-lhe os prós e os contras de comprar online.

Em Portugal compra-se muito online?

A pandemia e os confinamentos fizeram subir essa tendência, com o comércio online a crescer de forma exponencial no nosso país.

Segundo os dados dos CTT – Correios de Portugal, só em 2020 este tipo de compras aumentou 46%. Este valor significa que, nesse ano, houve 4,4 milhões de portugueses a realizar pelo menos uma compra online. A mesma empresa antecipa que 2021 terá terminado com cerca de 4,6 milhões de portugueses a realizar compras em plataformas digitais.

Adquirir produtos na internet é, portanto, uma forma cada vez mais usual de fazer compras, mas e a sustentabilidade do planeta? Haverá algum impacto? Como em tudo, há prós e contras.

Compras online e CO2

A internet abre a porta a infinitas ideias, produtos e soluções para o que procuramos, mas essas opções podem não ser as mais sustentáveis. Porquê?

Uma das razões prende-se com o facto de os consumidores optarem por adquirir bens e produtos de outros países. Isso não só significa não apostar na produção nacional, como obriga à emissão de maior quantidade de CO2 para a atmosfera, uma vez que estes produtos percorrem distâncias maiores, sendo transportados via aérea e terrestre até chegarem ao destino final.

Eficiência energética e compras online

Há também vários pontos positivos para quem opta por fazer compras online. Desde logo, o destaque para a eficiência da logística.

Ao fazer compras através da internet:    

  • Muitas vezes está a priorizar-se a utilização de embalagens de cartão em detrimento de sacos de plástico;
  • Outra diferença entre comprar numa loja física ou via internet é que os produtos guardados nas lojas precisam de estar ligados a pontos de refrigeração ou de estar em prateleiras iluminadas, juntamente com as suas etiquetas e descrição de características. Se estiverem num armazém de logística, estes podem ser refrigerados por um sistema centralizado e não precisam de tanta luz ou de etiquetas;
  • Os produtos assim adquiridos são transportados apenas por um veículo (o do transportador local), enquanto o consumidor tem de fazer duas viagens – de ida e volta entre casa e a loja;
  • Além disso, um só veículo pode fazer várias entregas ao longo do percurso, minimizando ainda mais a pegada carbónica das compras.

Como saber se a compra online é sustentável?

Da próxima vez siga estas dicas para que a sua compra online seja mais consciente e ecológica:

  • Confirme se o produto que está a adquirir é nacional e que vem do fornecedor mais perto de si;
  • Pesquise as práticas ambientais da marca do produto que pretende adquirir;
  • Tente fazer escolhas o mais certeiras possível para evitar ter de devolver ou trocar o que comprou e obrigar a mais deslocações;
  • Procure saber se o produto vem acondicionado apenas em embalagens recicláveis, para evitar gerar resíduos desnecessários;
  • Por fim, investigue se a empresa responsável por lhe levar as compras a casa utiliza veículos elétricos ou até bicicletas.

Agora já sabe, a forma mais sustentável de fazer compras depende de alguns pormenores diretamente relacionados com as nossas escolhas, como o tipo de produto, embalamento, marca ou transporte. Quer faça compras numa loja física ou através da internet tenha em atenção estas características para fazer a escolha mais ecológica possível.