Basta alterar a temperatura da lavagem ou o tipo de detergente para transformar a lavagem da roupa numa ação mais ecológica

Falamos aqui de poupança para a carteira, mas também, e principalmente, de poupança para o ambiente. Ninguém aqui pede para que se lave a roupa com menos frequência ou para que essa lavagem perca qualidade. Ser mais amiga do ambiente não tem que implicar sacrifícios. Implica sim, mudança de hábitos. Na hora de lavar a roupa, basta mudar a temperatura da água ou escolher melhor o detergente para fazer a diferença.

Detergente com menos químicos. O ideal é começar a ler os rótulos de forma a optar por detergentes e amaciadores sem lixívia, corantes e ingredientes que possam contaminar as águas e poluir os solos. Já agora, atenção à dose utilizada, para evitar o desperdício.

Roupa na quantidade certa. Usar a máquina de lavar apenas quando tiver roupa que a encha na sua capacidade máxima. Desta forma vai conseguir otimizar a sua utilização e evitar desperdícios de água e luz em várias lavagens com cargas mais pequenas. Ao mesmo tempo, é importante que a máquina não seja sobrecarregada. Pôr mais roupa do que o recomendado pode fazer com que não fique bem lavada ou pode ainda danificar o equipamento.

Programas e temperaturas adequadas. Sempre que possível, lave a roupa em água fria, prática que traz três vantagens ecológicas: poupa-se energia, dinheiro e prolonga-se a vida do próprio vestuário. Recorde-se que a maior parte da energia consumida por uma máquina de lavar roupa (80 a 85%) é destinada ao aquecimento da água. Além disso, privilegie programas de lavagem curtos para a roupa do dia a dia e utilize a opção pré-lavagem apenas quando a roupa estiver muito suja.

Secar ao ar livre. O ideal é aproveitar o sol como fonte de calor para secar a roupa, uma vez que as máquinas de secar roupa consomem muita eletricidade. Se, mesmo assim, o seu uso for inevitável, que seja feito de forma mais rentável. O ideal é encher a máquina na sua capacidade máxima e fazer o máximo de secagens seguidas, de maneira a aproveitar o calor.