A tela publicitária é a principal matéria-prima desta empresa de ecodesign e, com ela, Rita e Andreia produzem um leque de produtos práticos e ecológicos que, acreditam, “vão fazer a diferença no dia a dia de quem as usa e no ambiente” 

A ideia da Ecotela Ecodesign surgiu em 2007, quando Rita Gigante, uma das duas sócias, trabalhava numa gráfica e percebeu a quantidade de lonas coloridas e em bom estado que se acumulava e era deitada fora por não ter utilidade. Logo começou a ter ideias para fazer alguma coisa com elas: as primeiras peças foram porta-chaves, mas rapidamente passou a sacos, bolsas e porta-documentos. “No início foi apenas um desafio! Como não sabia coser à máquina, procurei uma forma de fazer à mão… assim surgiram as primeiras peças”, conta a empresária. Em 2011, surge a marca Ecotela e com ela o negócio propriamente dito. Oito anos passados, a marca foi restruturada e sugiram novos desafios: “Atualmente trabalhamos todos os dias para que a Ecotela seja um sucesso, porque REUTILIZAR É URGENTE!”.

É com este mote que a marca quer consciencializar tudo e todos de que é possível marcar a diferença e fazer essa diferença acontecer na reciclagem nacional. “Queremos incutir que o meio ambiente, a sociedade e os negócios podem unir-se para fazer a diferença”, reforça Rita.

As empresas que utilizam lonas para se promoverem (por exemplo, com roll ups) têm entrado neste triângulo ecológico. “Ao recorrerem à Ecotela Ecodesign, rapidamente percebem que de uma forma simples, económica e original também elas se podem destacar na sociedade e contribuir para um meio ambiente melhor”, acrescenta. “Temos parceiros que procuramos e que nos procuram para dar uma segunda vida às suas lonas. Julgo que facilmente se apercebem das vantagens de adquirir produtos exclusivos de merchandising para oferta, venda aos clientes ou até para distribuir pelos seus colaboradores”.

Depois deste reaproveitamento de um desperdício, poucos são os restos de lona que sobram, até porque a Ecotela tem peças de várias dimensões e feito: do saco de praia a vários tipos de bolsas e porta-chaves, entre outros objetos de uso diário.

O balanço destes anos de atividade é muito positivo. O feedback dos clientes tem sido, aliás, um dos grandes impulsionadores da continuidade do negócio que conta com mais de uma década. “São eles que nos fazem criar e desenvolver cada vez mais produtos de excelência”.

No futuro, afirma Rita Gigante, “queremos ser uma marca de referência na reciclagem nacional. Queremos crescer como empresa e se possível ter os nossos produtos espalhados por todo o País. Além disso, também queremos ter o nosso ateliê/loja física para receber os nossos clientes”. 

Enquanto isso não acontece, os produtos produzidos de forma artesanal da Ecotela Ecodesign estão disponíveis online, onde Rita e Andreia mostram as asas da sua imaginação em nome do design e do ambiente.