A partir de julho deste ano, em Portugal os restaurantes e outros estabelecimentos que fornecem refeições prontas a consumir oferecerem opções mais ecológicas no regime de Take Away. A pensar nisso, a Ecoceno e a AHRESP encontraram uma solução amiga do ambiente que já está em funcionamento em vários espaços do país.

Medidas europeias para Take Away

A nova legislação europeia obriga a que os restaurantes e outros estabelecimentos que fornecerem refeições prontas a consumir disponibilizem alternativas reutilizáveis, oferecendo sistemas de incentivo à devolução das embalagens.

A pensar nisso, a Ecoceno juntou-se à AHRESP, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal para lançar uma solução reutilizável às embalagens de Take Away dos restaurantes.

Esta parceria vai permitir que os empresários tenham acesso a uma solução prática e eficiente que torna a utilização de embalagens reutilizáveis uma realidade.

Embalagens de Take Away reutilizáveis

A Ecoceno desenvolveu um sistema de embalagens alimentares reutilizáveis fornecidas por restaurantes aderentes.

Compatíveis para micro-ondas e para o frigorifico há quatro tamanhos de caixas, mediante a encomenda. Até ao momento são 30 os restaurantes que, entre Braga, Grande Porto e Grande Lisboa, já aderiram a estas embalagens.

Para utilizar, os consumidores só necessitam de pedir a sua refeição numa embalagem reutilizável e pagar o valor de depósito. Esse valor é reembolsado instantaneamente, através de um sistema contactless para cartões de débito/crédito quando a embalagem é depositada num contentor específico para o efeito.

Com a parceria com a AHRESP, esta solução vem não só ajudar diversas empresas do setor hoteleiro e de restauração a adotarem medidas ecológicas, como também permite ampliar uma oferta mais amiga do ambiente e que promove mudanças de comportamento nos consumidores, incentivando boas práticas no consumo diário.

Sabe como tornar o seu dia a dia mais amigo do ambiente? Tem dúvidas sobre como descartar as suas embalagens de Take Away? Continue a acompanhar a RECICLA para se manter a par das novidades mais sustentáveis e das dicas que ajudam a reduzir a pegada ecológica.