A precisar de inovar nas decorações de Natal? Deixamos-lhe cinco ideias de como pode mimar a sua casa com novos enfeites sem gastar dinheiro e sem desperdício. Comece a olhar para as suas embalagens usadas de outra forma, acrescente-lhes um brilho natalício e dê-lhes novo propósito e protagonismo.

Frascos de vidro que viram copos de velas

Os frascos de café, de grão ou feijão depois de vazios e lavados, podem ser muito úteis para diversas opções e nesta altura do ano, com cordel, fitas de enfeitar, uma folha de pinheiro e um pequeno laço, podem ser transformados em copos para velas. Se forrar todo o frasco para uma decoração a rigor, encha-o de água e coloque a vela a boiar à tona ou preencha-o com luzinhas.

Copos partidos com outro uso

Já sabe que se um copo se quebrar, ele não tem lugar no ecoponto verde. Mas saiba que não está tudo perdido: se for um corpo de pé, e estiver apenas lascado ou ligeiramente partido na zona em que se deposita a bebida, pode ter uma utilidade muito natalícia. Basta colocar a base para cima e começar a enfeitá-lo ao contrário. Pode pintá-lo de vermelho, verde ou dourado e no meio colocar uma vela. Na parte virada para baixo, experimente colocar enfeites como ramos verdes, pauzinhos e bagas.

Créditos de imagem sob direitos reservados

Estrelinhas de papel

Estrelinhas como enfeites de Natal? Pode criá-las de inúmeras formas. Já aqui lhe mostramos como fazer umas com pauzinhos. Desta vez, propomos-lhe que seja criativo com o que sobra do rolo de papel higiénico.

Com o rolo na vertical, espalme e recorte três argolas com 1,5 cm de altura. De seguida, pinte-as e com duas delas crie um X, colocando uma dentro de outra. A terceira argola encaixa por cima das outras duas e a estrela fica pronta. Para os retoques finais, utilize um cordel ou uma fita de laço para pendurar a estrelinha na árvore ou noutro local.

Cápsulas de café transformadas em enfeites da árvore

Nesta época até as cápsulas de café, sobretudo as de alumínio, podem ser utilizadas para decorações natalícias. Quer sejam douradas, vermelhas ou verdes, junte-as duas a duas para fazer sininhos de pendurar.

Para isso, basta fazer um furo de dentro para fora na parte superior das cápsulas. De seguida passe uma fita ou um cordão por dentro de ambas. Dê nós nas pontas que ficam no interior das cápsulas para que o fio fique bem preso e, no fim, coloque um lacinho por cima.

Créditos de imagem sob direitos reservados

Um cabide para uma grinalda original

Tem bolas e enfeites de Natal de que gosta, mas que já não coloca na árvore? Com apenas um cabide de arame passa a ter tudo o que precisa para criar uma grinalda original. Comece por desarmar o cabide, tornando-o arredondado. De seguida, desprenda as pontas, ficando com um semicírculo. Pegue nos enfeites em desuso e faça-os passar, um por um, pela ponta mais direita do arame.

Depois de totalmente preenchido, volte a juntar as pontas, utilizando um alicate ou uma braçadeira plástica. Enfeite a parte superior do cabide com um laçarote e aproveite a curva para pendurar a sua nova grinalda.

Um Natal mais ecológico depende das escolhas de cada um. Por isso, depois da festa, se estes adereços já não servirem mais o seu propósito, encaminhe os resíduos para os locais certos e as embalagens para os ecopontos correspondentes.