“Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste” é a mensagem que o fundador do escutismo deixou aos escuteiros e que por estes dias faz ainda mais sentido: é que a Sociedade Ponto Verde (SPV) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) juntaram-se para promover a reciclagem de embalagens. Contamos tudo a seguir!

Porquê esta parceria? A resposta é simples, a SPV e o CNE têm muito em comum no que diz respeito à educação ambiental e ao desenvolvimento das competências de cidadania. E foi isso mesmo que levou a que se associassem, dando corpo a uma parceria que tem como mote “Onde Estiver, Recicle Sempre”.

Na sede nacional e nos 1200 agrupamentos do CNE vai ser ainda mais fácil reciclar as embalagens usadas, pois a SPV vai dotar estes espaços com ecopontos – verdes, azuis e amarelos –, contribuindo para que os escuteiros possam colocar em prática a correta separação nas sedes.

Esta parceria surge no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, cujo mote é “Comunidades Circulares”. A colaboração proporciona precisamente uma aproximação às comunidades locais e, em particular, às novas gerações, que são os verdadeiros impulsionadores da mudança, como refere a CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais. “O nosso objetivo é dotar os escuteiros de ferramentas e de conhecimento sobre as regras da reciclagem para que possam adotá-las onde quer que estejam e, ao mesmo tempo, incentivem os outros a seguir o seu exemplo, a serem, pois, verdadeiros embaixadores da reciclagem de embalagens”, realça.

Os escuteiros já seguem boas práticas ambientais, mas acreditam que é possível fazer sempre mais: o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, entende que esta é uma oportunidade de fazer com que contribuam ainda mais para as metas da reciclagem em Portugal.

E é assim que os escuteiros se tornam os novos embaixadores da reciclagem. Faça como eles: onde estiver, recicle sempre!